Estudantes e profissionais participam do I Encontro Profissional Cidadão – Regional Salgueiro.

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e profissionais das engenharias e arquitetura trocaram hoje (25) as salas de aulas e seus escritórios para participarem do I Encontro Profissional Cidadão – Regional Salgueiro, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), no município de Salgueiro, no Sertão Central pernambucano (distante 518 quilômetros do Recife). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Salgueiro e da construtora Odebrecht.

Na abertura do encontro, o presidente do Crea-PE, em exercício, Arnaldo Cardim, falou sobre a satisfação de promover um evento desse porte na cidade de Salgueiro, a qual está passando por um grande desenvolvimento econômico e social, através da política de interiorização. “Somos responsáveis por este desenvolvimento, por isso o Sistema Confea/Crea tem que dar a sua contribuição e cumprir o seu papel no que diz respeito aos profissionais das engenharias e arquitetura. O principal objetivo desse encontro é de dar assistência aos profissionais que estão trabalhando para o desenvolvimento do Estado e orientar sobre as fiscalizações”, disse Cardim,

O prefeito Marcones Libório de Sá defendeu a descentralização do desenvolvimento econômico. “No Nordeste, tinha uma vasta área, mas houve uma concentração de investimentos no Litoral e esqueceu-se de outras áreas. Mas ainda bem que o pensamento está mudando. Não se faz desenvolvimento só nos polos. É necessária a interiorização do conhecimento”, ressaltou.

Na opinião do gerente de Engenharia da Odebrecht, Diogo Santiago, o Crea tem um papel importante na defesa do profissional. “A presença do Conselho, para nós, é fundamental porque nos dá segurança”, disse. O inspetor tesoureiro, um dos organizadores do evento, Ernando Carvalho Filho, considerou como essencial essa aproximação do Conselho e os profissionais.

Para a estudante do curso técnico de Edificações do IF- Sertão, Magna Silva, 22 anos, o encontro permitiu ampliar os conhecimentos sobre a instituição. “No próximo ano concluo o curso, por isso foi muito bom participar desse evento. Agora, ficamos muito mais à vontade com o sistema”, disse.

Os profissionais e estudantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra do chefe de Gabinete do Conselho, Osvaldo Fonsêca, que explicou sobre o funcionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua e as leis existentes. Já a chefe da Divisão de Suporte e Métodos, Aurenéia Santana, tirou as dúvidas sobre ART e Receituário Agronômico.

À tarde, haverá ainda uma palestra sobre o “Projeto da Ferrovia Transnordestina e sua influência econômica na Região”, que será proferida pelo diretor de Contratos da Odebrecht, Paulo Falcão. Os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer as perspectivas de crescimento para a Região com a palestra do prefeito Marcones Libório de Sá. Em seguida, a agenda consta de uma visita técnica às obras de ampliação do Estádio Municipal de Salgueiro e da fábrica de dormentes da Ferrovia Transnordestina.

Kele Gualberto
Chefe da ASC-PE