Fiscais do Crea-PE ganham agilidade com utilização de smartphones

A Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) iniciou, esta semana, o trabalho de fiscalização de obras e empreendimentos a partir da utilização de smartphones. O equipamento, de última geração, funciona com sinal via satélite e auxiliará os fiscais na hora de emitir notificações e autos de infração.

De acordo com a Gerente de Tecnologia da Informação (GTI), Aurinéia Barbosa, graças à nova tecnologia, será possível obter relatórios diários com registro das visitas feitas pelos fiscais. “Os colaboradores também podem cadastrar os pontos de interesse do Crea-PE, a exemplo de grandes empreendimentos, proceder ao cálculo do número de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) registradas, além de ser possível um acompanhamento online do cumprimento do roteiro de cada fiscal em qualquer ponto do Estado”, explicou.

Para utilizar o equipamento, o conselho está treinando a equipe de fiscais, que terão instaladas nos automóveis da fiscalização, impressoras, por meio das quais serão emitidas as notificações que deverão ser entregues nos pontos vistoriados, acabando assim, com o preenchimento manual do documento.

Até o final de maio o equipamento será utilizado pelos fiscais da sede do Conselho e de todas as inspetorias nos diversos municípios do Estado.

Com relação aos novos investimentos feitos pelo Conselho nas atividades de fiscalização, o presidente José Mário Cavalcanti esclareceu. “A fiscalização de obras e serviços de Engenharia é a principal atividade do Conselho, que visa não só a valorização profissional, mas, sobretudo a prestação de serviços de qualidade e proteção à sociedade, por isso, estamos atentos às novas tecnologias e a todos os mecanismos que nos garantam serviços cada vez mais eficientes”, disse.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE