Crea-PE

Fórum das Entidades realiza a primeira reunião do ano

Na tarde desta terça-feira (12), o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, e presidentes e representantes de entidades profissionais do Estado realizaram a primeira reunião do Fórum das Entidades do Nordeste. A pauta, discutida por 13 participantes, abordou assuntos como a audiência pública para discutir a Copa do Mundo de 2014, que será realizada pelo Confea, a visita técnica a Arena da Copa em Pernambuco, o café da manhã com os parlamentares e o piso salarial da categoria.

O presidente do Crea-PE e do Forum das Entidades, José Mário Cavalcanti, como de praxe, abriu o evento agradecendo a presença de todos e informando os temas da reunião. Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia, deu início as discussões declarando o apoio à realização da audiência pública. “Precisamos saber o que fazer com a cidade da copa após o evento? Já me disseram que a cidade da copa seria auto-sustentável, seria usada para outras finalidades como shows e eventos diversos. A notícia do estádio feito em Pequim é que já está uma bela ruína”, disse. Eduardo Moraes, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland, comentou que visitou o canteiro de obras da Arena e disse estar surpreso com os pontos positivos para a realização naquele local, em São Lourenço da Mata. 
O debate foi interrompido pelo presidente do Senge-PE, Fernando Freitas, para expressar a tristeza com relação as notas apócrifas contra a gestão do Crea-PE. “Isso é inadmissível”, pontuou. José Mário, presidente do Conselho, explicou aos presentes que a instituição está recebendo e-mails anônimos difamando a imagem do Conselho, da diretoria e alguns funcionários. A maioria dos presidentes de entidades que participaram da reunião também declarou apoio ao presidente José Mário pela condução transparente da sua gestão.
Retomando o debate, o presidente do Crea-PE disse que todas as cidades sede da Copa de 2014 serão beneficiadas com a audiência pública. “Convido todos a participar para que as indagações expostas aqui nesta reunião possam ser colocadas na audiência para que a sociedade tome ciência da situação”, explicou.
José Mário também informou e convidou para o encontro com os parlamentares de Pernambuco nesta segunda-feira (18). “Será oferecido um café da manhã para discutirmos a agenda parlamentar de interesse do Sistema Confea/Crea. O Sistema está mudando a estratégia, realizando, além da ação parlamentar em Brasília anualmente, um encontro regional. O nosso será no Recife Praia Hotel, às 8h”, disse.
O presidente do Fórum conduziu as discussões para o tema do piso salarial. José Mário informou que na última reunião de diretoria do Crea-PE, foi aprovada a sugestão de visitar todos os prefeitos da Região Metropolitana do Recife para cobrar o compromisso com a adoção da lei 4.950A, que regulariza o Salário Mínimo Profissional (SMP).  Paulista foi a primeira cidade escolhida para receber a visita porque o prefeito Yves Ribeiro (PSB) adotou a medida para os funcionários da prefeitura. “Vamos fazer uma visita ao prefeito para parabenizar pelo ato e depois agendar as outras visitas nas prefeituras para recomendar a atitude tomada por Yves. Contamos com a parceria do Senge, Assaepre, Assael e demais entidades que estejam comprometidas com a luta pelo SMP. Vamos fortalecer os profissionais que prestam serviço na prefeitura”, afirmou José Mário. Alexandre Santos, do Clube de Engenharia, reforçou para reencaminhar a carta de solicitação de audiência com a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado para discutir o assunto.
O último tema levantado por José Mário foi o repasse de recursos da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para as entidades. “Estamos disponíveis a atender outras entidades”, disse. José Mário também falou sobre a Carta de Petrolina, resultado do Encontro do São Francisco, que pode ser conferida no site do Crea-PE.
Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia, lembrou a José Mário para falar sobre o encontro com o prefeito João da Costa, em almoço promovido pelo Sinduscon. “O Crea-PE participou, a convite do presidente do Sinduscon Gustavo de Miranda, de um almoço onde João da Costa estava presente. Coloquei ao prefeito os eventos que serão realizados pelo Crea-PE e parabenizei pela ação do reajuste da tabela de materiais e serviços da Emlurb a qual tem sido referência para as questões de auditorias de obras públicas pelo Tribunal de Contas do Estado e Federal”, contou José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE.
Ao final, foram dados os informes das próximas ações realizadas pelas entidades como o Seminário Permanente de Desenvolvimento, que será promovido pelo Clube de Engenharia na próxima sexta-feira (15) sobre a qualificação profissional e o crescimento econômico de Pernambuco. Também foi divulgado o evento Rodada do Moxotó, que será realizado pelo Clube de Engenheria, dias 3 e 4 de junho, em Arcoverde.
Participaram da reunião os presidentes da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), da Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco (AGP), da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Prefeitura de Olinda (Assaeo), da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros das entidades da Administração Direta e Indireta da Prefeitura da Cidade do Recife (Assaepre), do Clube de Engenharia de Pernambuco, do Instituto Pernambucano de Avaliação e Perícia (Ipeape), do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Pernambuco (Saepe) e do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE). Também estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Petrolina (Assea), e o diretor da Mútua. A próxima reunião está marcada para o dia 7 de junho.
Vanessa Bahé
ASC Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo