Capa > Arquivo > GT solidário trabalha na segunda área mais atingida pela enchente em Palmares

GT solidário trabalha na segunda área mais atingida pela enchente em Palmares

Na quarta incursão do Grupo Técnico (GT), formado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), à Palmares, no último sábado (14), os cerca de 40 voluntários trabalharam no setor 1, próximo à Usina Norte/Sul. O resultado do que chamaram de esforço concentrado, foi a avaliação de cerca de 180 imóveis construídos numa das áreas mais atingidas pelas águas. Apesar do bom resultado, de acordo com o coordenador do GT, arquiteto Ney Dantas, todas as vezes que o trabalho é iniciado a expectativa do número de vistorias e sempre inferior à realidade. Nesse ponto da cidade, também conhecido como Cohab I, a estimativa era de 300 vistorias, no entanto, segundo o arquiteto, terão que ser feitas uma média de 600. A área ribeirinha foi a primeira a ter o levantamento dos estragos concluído pelos técnicos do GT.

O trabalho dos técnicos consiste em diagnosticar as condições estruturais dos imóveis e avaliar, a partir daí, a possibilidade de serem reformados. Caso contrário, a interdição é feita para garantir a segurança da população. Cada imóvel vistoriado gera um Laudo de Vistoria que, juntamente com fotografias comprovará as condições atestadas pelos técnicos e subsidiará as ações do Governo do Estado, especialmente, nos casos em que for necessário o pagamento de indenizações.

Ainda com relação às indenizações, vistorias realizadas pelo Instituto Pernambucano de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ipeape) deverão ser iniciadas nos próximos dias. Aos técnicos do Ipeape, caberá definir o valor venal de cada imóvel que será demolido, para que o Estado faça o ressarcimento dos prejuízos aos desabrigados.

Com relação ao trabalho realizado no Rio Una, o engenheiro de pesca Sérgio Catunda explicou que o grupo formado por cinco profissionais das áreas de pesca e florestal realizaram o trabalho em duas partes: na primeira, percorreram de barco as margens do rio em toda a extensão do município e, na segunda parte, fizeram, a pé, um percurso de cerca de 10 km. Segundo Sérgio Catunda, nessa “expedição in loco”, o que pode se concluir, preliminarmente, “É a existência de um enorme desgaste da mata ciliar e um acentuado processo de assoreamento nas margens do rio”. De acordo com as explicações do engenheiro de pesca, o Código Florestal estabelece que as margens tenham medidas estabelecidas em função da largura do rio.

Para sanar os primeiros problemas detectados pelos engenheiros, Catunda explica que será necessário o replantio da mata ciliar e a dragagem do rio para que a ação do assoreamento seja contida e que a largura do Rio Una seja restabelecida, possibilitando assim, o cumprimento das leis ambientais. Sérgio disse ainda, que deverá ser necessária a continuidade do trabalho para, entre outros detalhes, descobrir que tipos de empreendimentos existem, nos limites do município de Palmares, acima e abaixo do rio, para que, com esses dados, possa realizar um trabalho completo de diagnóstico ambiental tanto de água como de terra.

A nova ida à Palmares está sendo planejada por todas as entidades de classe que compõem o Grupo de Trabalho (GT): Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (SENGE-PE); Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF); Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP); Instituto Pernambucano de Avaliações e Pericias de Engenharia (IPEAPE); Sindicato dos Arquitetos do Estado de Pernambuco (SAEPE); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade de Pernambuco (UPE); Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (AESPE); Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PE); Sindicato dos Técnicos de Pernambuco (SINTEC-PE); Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco (AGP) e Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE).

Dilma Moura

ASC do Crea-PE