Crea-PE

Habitação é tema de seminário no Recife

A Comunidade da Construção promoverá, no dia 31 de agosto, o seminário “Soluções para Programas Habitacionais – Sistemas Construtivos à Base de Cimento”, que será realizado no auditório do SEBRAE/PE, na Ilha do Retiro, das 8h30 às 17h30. O Seminário, direcionado aos profissionais e estudantes ligados à construção civil, tem como objetivo apresentar os sistemas construtivos à base de cimento direcionados aos programas habitacionais, destacando as inovações existentes no mercado.

O programa conterá palestras com especialistas e engenheiros de construtoras sobre tecnologias como alvenaria estrutural com blocos de concreto, paredes de concreto moldadas in loco, painéis pré-moldados e sistemas construtivos em Concreto-PVC. “Tivemos a preocupação de convidar, na maioria das palestras,especialistas para falar da parte teórica de cada tecnologia e uma construtora para apresentar ao público um caso concreto de sua utilização, mostrando a viabilidade e as vantagens dos sistemas”, explica Eduardo Moraes, gerente Norte/Nordeste da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que lidera a Comunidade da Construção no Recife, junto ao Sinduscon/PE e à Ademi-PE.

No roteiro, haverá apresentações como “Características, vantagens, projeto e viabilidade do sistema construtivo em alvenaria estrutural”, com o engenheiro Luís Alberto Carvalho, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Ph.D. pela The University of Leeds da Inglaterra, e “Execução de obra em alvenaria estrutural com blocos de concreto”, com o engenheiro Henrique Suassuna, Diretor de Engenharia da Queiroz Galvão Empreendimentos Ltda, do Recife.

Outros temas abordados serão: “Características, vantagens e viabilidade do sistema de parede de concreto”, com o engenheiro Marcos Hesketh, Diretor Técnico da GMO, de São Paulo, e “As implicações da nova norma de desempenho para o setor da construção civil”, com a engenheira Inês Battagin, Superintendente do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No roteiro, ainda farão palestras o engenheiro  Angelo Just, da Tecomat e também professor da UPE e Unicap, sobre “Conforto térmico em habitações”, e o arquiteto Milton Anauate, Gerente Executivo da Gerência Nacional de Gestão, Padronização e Normas Técnicas (GEPAD) – Brasília/DF, que falará sobre “O posicionamento da Caixa Econômica Federal em relação às inovações tecnológicas e a norma de desempenho”.

As inscrições são gratuitas para as empresas participantes da Comunidade da Construção do Recife. Já profissionais e estudantes pagam R$ 60 e R$ 30, respectivamente. Mais informações através do telefone (81) 9206-2561 / comunidade.luiza@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo