IBGE vê o Crea-PE como um importante colaborador

Conhecimento é poder. Um dos pilares da cidadania, portanto, é garantir a todos a oportunidade de acessar informações imprescindíveis para o aperfeiçoamento das atividades profissionais e para desenvolvimento do país. Foi pensando no poder da informação que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) procurou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) para juntos conscientizarem a população do dever e da importância de atender os agentes de pesquisa que fazem entrevistas em domicílio.

O presidência do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, participou de uma reunião com o analista de planejamento do IBGE, Romero Maia. Após exposição sobre a enorme contribuição que várias pesquisas do IBGE podem dar ao trabalho de engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos e arquitetos, bem como às funções desempenhadas pelo próprio Crea, o Conselho decidiu colaborar ativamente na divulgação de resultados e na sensibilização de seus profissionais registrados quanto ao prejuízo gerado por eventuais recusas a prestar informações ao IBGE.

A coleta de informações pelo IBGE está amparada em legislação federal. A lei 5534/68, por exemplo, dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas por parte dos cidadãos moradores dos domicílios abrangidos pelo sorteio da amostra. O decreto n.º 73.177/1973 que regulamenta essa lei deixa claro que as informações terão caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para os fins estatísticos, não podendo ser objeto de certidão nem constituirão prova em processo administrativo, fiscal ou judicial.

O IBGE dissemina por meio de seu site oficial (www.ibge.gov.br) um imenso banco de dados públicos que é pouco conhecido pela sociedade de uma maneira geral. De especial interesse do Sistema Confea/Crea são os dados do sistema nacional de pesquisa de custos e índices da construção civil, e mapas temáticos capazes de mostrar a localização de todas as edificações em construção nos municípios brasileiros, apenas para citar alguns exemplos.

O presidente José Mário concorda que todos os brasileiros devem colaborar com a construção desse grande edifício da informação estatística do país. “Cada entrevista concedida é um ato de civismo no qual o maior beneficiado é cidadão que poderá, depois, usufruir do conhecimento gerado pela análise dos dados agregados”, disse o presidente.

Assim, a partir de hoje, o Crea-PE insere um link direto do IBGE em nosso site, e dá circulação periódica a notícias produzidas a partir do árduo trabalho de coleta realizado pelos agentes de pesquisa do IBGE. Não deixe de conferir.