II Seminário de Fiscalização Crea-PE 2022 começa segunda-feira (26) em Gravatá

Evento vai reunir fiscais, coordenadores de Câmaras Especializadas, gerentes e colaboradores do Conselho para reciclagem de conhecimento, atualização de normativas e troca de experiências, em palestras, debates e visita a campo

O II Seminário de Fiscalização Crea-PE 2022, que acontece em Gravatá, de segunda (26) as quarta-feira (28), será uma oportunidade para troca de experiência, reciclagem de conhecimento e atualização de normativas. O evento será realizado na Associação Comercial e Empresarial do município e vai reunir fiscais, coordenadores de Câmaras Especializadas, gerentes e colaboradores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE).

A abertura, às 8h30, terá a presença do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, do inspetor coordenador de Gravatá, Elizeu Freitas Carneiro, do superintendente Técnico, Nielsen Christianni, e da gerente de Fiscalização, Flávia Assunção. Além das palestras e debates, estão programadas visitas a empresas e empreendimentos. “Vamos a campo para aplicação dos conhecimentos adquiridos na parte teórica”, explica Flávia Assunção.

A primeira palestra da segunda será sobre Processos Éticos: procedimentos para fiscalização da ética profissional, com Thiago Gomes, assistente técnico receituário agronômico; Heleno Mendes Cordeiro, coordenador da Ceag; Fábio Virgínio, assistente técnico, e um representante da Comissão de Ética.

À tarde, o evento será retomado com as apresentações sobre Fiscalização de barragens, com Geraldo Majella Guimarães, conselheiro titular do Crea-MG e vice-presidente da Associação de Engenheiros de Minas do Estado de Minas Gerais (Assemg); e Planejamento da Fiscalização, com Florêncio Absalão, coordenador do Comitê de Modernização da Gestão.

Na terça-feira (26), Nielsen Christianni e o assistente Técnico Fábio Virgínio falam sobre procedimentos de fiscalização na área de Agronomia – engenharias Agronômica, Florestal e Pesca. O segundo debater será sobre a fiscalização nas áreas de Geologia e Minas. À tarde, será a vez das engenharias Mecânica e Química. Também haverá integração e orientação para as atividades práticas no campo, que acontecem na quarta-feira (28).

Segundo a gerente de Fiscalização, o Seminário é um encontro educativo. Ela explica que as Câmaras têm a atribuição de traçar e acompanhar os planos de fiscalização do Crea-PE e os seminários são uma oportunidade de reavaliação e reciclagem do conhecimento. Os profissionais também debatem sobre questões éticas.

O primeiro seminário de 2022 aconteceu, em maio, na sede do Crea-PE, no Recife. O próximo está previsto para outubro com as Câmaras Especializadas das Engenharias Civil, Segurança do Trabalho e Elétrica, também na sede do Conselho.