Crea-PE

Impactos das mudanças climáticas serão apresentados no Recife

Recife, 18 de setembro de 2009 – As mudanças climáticas globais e os seus efeitos serão apresentados pelo Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe) no Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado. O evento é uma promoção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A temática será abordada na manhã da segunda-feira (21), durante a realização de uma mesa redonda sobre mudanças climáticas, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da UFPE.

De acordo com a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, a origem das alterações do clima no planeta, e os seus impactos para a sociedade serão abordados durante a atividade. “Farei uma exposição sobre as mudanças climáticas no mundo, na América do Sul e ainda no Brasil”, diz. Francis adianta que os sinais dos efeitos das mudanças climáticas na Região Nordeste do País, com destaque para Pernambuco, também serão demonstrados, por meio de pesquisas que já vem sendo desenvolvidas pelo Lamepe.

“A redução do nível de chuvas sobre a Bacia Hidrográfica do Pajéu e o aumento de temperatura na cidade de Araripina já são sinais dos efeitos da alteração do clima no interior do Estado”, ressalta Francis. O Laboratório de Meteorologia de Pernambuco coordena uma rede de pesquisadores, a qual reúne 50 profissionais de 10 instituições a nível nacional, com o objetivo de estudar as mudanças climáticas e os seus efeitos no Estado e na Região nordestina, por meio do Muclipe – Projeto das Mudanças Climáticas e os seus Impactos em Pernambuco. As ações do Muclipe serão apresentadas durante a mesa redonda.

Workshop – O Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, no auditório do 5° andar do CFCH, da UFPE. Mesas redondas e temáticas, palestras, apresentação de trabalhos científicos, entre outras ações serão promovidas durante o encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content