Inspetores do Crea-PE participam da 8º Reunião de Integração

O superintendente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Osvaldo Fonsêca, apresentou na última quinta-feira (14) aos Inspetores Regionais deste órgão, durante a 8ֻº Reunião de Integração, o novo modelo de carteira de identificação do fiscal e o adesivo de identificação para obras, ambos solicitados pelos inspetores como forma de assegurar mais qualidade e eficácia na fiscalização. A primeira facilitará o trabalho de todos os ficais, os quais serão mais fáceis de reconhecê-los. Já o adesivo nas obras tornará visível se aquele espaço foi ou não fiscalizado.

A aquisição de terreno ou casa própria foi outro tema entre os participantes. O superintendente informou aos inspetores que o Conselho Federal (Confea) disponibiliza de recursos para a compra de terreno ou de uma sede, entretanto é necessário reunir todos os documentos e enviá-los ao Confea ainda neste ano. “O Confea tem R$ 1 milhão para a aquisição de terreno ou casa para inspetorias. É preciso que vocês briguem, corram atrás de todos os documentos para conseguirmos verba”, disse Osvaldo Fonsêca. Os inspetores se comprometeram a fazer esse levantamento.

Quanto a treinamento, o Inspetor Coordenador de Gravatá, Eratóstenes Viana, solicitou capacitação na área das novas resoluções. De acordo com a gerente técnica, Giani Câmara, os treinamentos nessa área estão previstos para o próximo ano. Já a Inspetora Tesoureira de Carpina, arquiteta Tatiana de Moraes Andrade, sugeriu que fosse realizada explanação sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) eletrônica naquela localidade.

Ainda sobre capacitação, o Inspetor Coordenar de Petrolina, Urbano da Costa Lins, apresentou o Manual de Fiscalização de Agronomia. “O manual está em fase final. Já entreguei a versão ao presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, que irá analisá-lo. Mandarei também para todos os inspetores para que possam dar suas contribuições. Assim, teremos um manual, o qual norteará as fiscalizações na agronomia”, explicou Costa Lins.

Ele ainda informou que entre os dias 25 a 29 de novembro fará, em conjunto com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro-PE), um treinamento específico na área de fiscalização e depois o grupo vai a campo, onde aplicará na prática os conhecimento.

As inspetorias de Goiana e Carpina solicitaram a presença do presidente no 1º Encontro Profissional da Zona da Mata Norte e às instalações no Pólo Farmacoquímico. A data prevista é para o dia 14 de dezembro.

Em Araripina, o Inspetor Coordenador Evandro de Alencar Carvalho trouxe um balanço do trabalho dos técnicos da fiscalização, junto com a Adagro, nos dias 05 e 06 de outubro naquela localidade. O resultado foi: cinco intimações referentes à fiscalização de comércio forma e informal de agrotóxico e afins; três auto de infração; três termo de apreensão e inutilização; um termo aditivo; quatro cadastro de propriedades rurais e reinspeções do uso, aplicação, armazenamento e descarte das embalagens vazias de agrotóxicos.

O inspetor Evandro ainda sugeriu a participação dos inspetores na Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Soeaa) e a criação de um prêmio para os profissionais inventores como forma de estimular as novas criações.

Kele Gualberto
ASC do CREA-PE