José Mário entrega relatório técnico do GT Palmares a prefeito

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, entregou na última terça-feira (15) ao prefeito de Palmares, José Bartolomeu de Almeida Melo, o relatório técnico produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por profissionais de entidades profissional e de classe vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua. “Não poderíamos ficar omisso em uma situação como ocorreu em Palmares. Agradeço o apoio das entidades profissionais vinculadas ao sistema que contribuíram voluntariamente com conhecimento técnico”, contou o presidente José Mário Cavalcanti.

Entretanto, o presidente mostrou-se preocupado com a atual situação na localidade, pois as casas e os estabelecimentos comerciais que foram condenados estão sendo ocupados novamente. “O ideal é que se faça a construção de um parque municipal linear ao longo do rio, não somente para ser mais um espaço de lazer, mas porque se houver outra enchente não haja tantas perdas humanas”, avaliou. Ele completou que é de fundamental importância a construção das sete barragens previstas pelo governo para que seja controlada a vazão da água do rio Una.

Porém, quase um ano depois das enchentes ocorridas em junho de 2010, naquela cidade, o presidente José Mário Cavalcanti denuncia que o governo, até o momento, não tomou medidas efetivas para minimizar danos maiores em tragédias futuras.

“É necessário que haja por parte dos governos um trabalho contínuo de prevenção aos fenômenos naturais para reduzir as perdas humanas e materiais com as enchentes. As previsões apontam que passaremos por inverno mais rigoroso e temos que estar preparados”, disse o presidente José Mário Cavalcanti.

O prefeito José Bartolomeu de Almeida Melo agradeceu toda ajuda oferecida pelo Crea-PE e colocou-se à disposição do Conselho no que for necessário para trabalhar na prevenção dos desastres naturais. “Pode contar conosco para futuras parcerias. Nós vimos aqui as dificuldades pela falta de treinamento de pessoal e da população”, relembrou o prefeito, entregando a José Mário um certificado como forma de agradecimento pelos trabalhos realizado em Palmares.

Kele Gualberto

Chefe da ASC do Crea-PE