José Mário pede apoio ao senador Armando Monteiro para aprovação da agenda parlamentar do Sistema

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) José Mário Cavalcanti, recebeu, na manhã de hoje (04) o senador Armando Monteiro Neto (PTB) para uma reunião onde foi pedido ao parlamentar colaboração e empenho para a votação dos projetos de lei de interesse do Sistema Confea/Crea/Mútua. Para o encontro, foram convidados pelo Crea-PE, diretores, conselheiros e presidentes de entidades de classe.

A reunião foi continuidade de um trabalho que é feito anualmente pelos presidentes dos 27 Creas do País e do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) que, acompanhados por diretores e assessores, visitam, durante todo o dia, os gabinetes dos deputados e senadores dos seus estados pedindo empenho e celeridade na votação dos projetos de lei que estão em tramitação nas instâncias legislativas. Na última ação parlamentar, realizada no dia 23 de fevereiro, o senador não estava no seu gabinete, em Brasília, e por isso o pedido foi feito hoje na sede do Crea-PE, onde Armando Monteiro, por iniciativa própria, fez questão de vir se inteirar das questões que interessam diretamente aos profissionais do Sistema.

Falando sobre o bom momento por que passa o setor da Engenharia no nosso País o senador chamou a atenção para a necessidade de investimentos na área, sob pena de contabilizarmos prejuízos futuros. “Precisamos tomar providências como promover a adequação dos currículos. Se o Brasil não apostar e não investir, não teremos condições de nos inserir nesse processo”, sentenciou. Ainda sobre o assunto, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, lembrou que “Quanto a essa questão, somos protagonistas. Lançamos, em setembro de 2009, em Caracas, o Movimento Pensar as Américas, com o objetivo de integrar as Nações, física, cultural e politicamente. Em março de 2010, realizamos aqui no Recife, o primeiro seminário Pensar as Américas 2010”.

O presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP), Alexandre Santos, pediu apoio ao senador para, no momento oportuno, se inteirar das questões relacionadas ao modal ferroviário que, segundo o engenheiro, se obtivesse 10% do dos recursos previstos para a construção do trem bala, poderia investir no terceiro trilho com bitola de 1,60m garantindo a integração ferroviária do território brasileiro.
O potencial de produção do nióbio no Brasil e a falta de um órgão que regule a exploração do mineral foram expostos ao convidado pelo presidente da Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco (AGP), Antônio Christino de Lyra Sobrinho, que considera que, embora muitos não saibam o que seja, o metal é estratégico e de grande importância para diversos setores. Sobre o assunto, o senador pediu que assim que fosse concluído o processo para criação do órgão em questão, o acionasse para ajudar no andamento do pleito. Antônio Christino pediu ainda, que o senador atentasse para o projeto de lei que tramita no senado sobre a criação da profissão de Geofísico.
Depois de conceder espaço aos convidados, o presidente José Mário entregou ao parlamentar o documento contendo informações acerca dos projetos de lei que tramitam no senado, chamando a atenção para a importância dos dispositivos legais que tratam de licitações, das obras públicas inacabadas, da criminalização do exercício ilegal da profissão entre outros.
Com relação à criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), José Mário esclareceu que, embora considere legítimo o direito da categoria, é favorável ao veto do artigo nº 58, da lei de criação do órgão. “O artigo se refere à cessão de parte do patrimônio dos Creas ao novo Conselho”, explicou o presidente. O senador disse saber da importância do tema e se comprometeu a ficar atento para ajudar no que for possível.
Também pediu apoio para a observância de projetos de lei sobre competência ambiental e Código Florestal, o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), José Antônio Alvarez de Lucas Simon.
Por fim, José Mário convidou o senador Armando Monteiro Neto para fazer parte de um café da manhã que o Crea irá promover no próximo dia 18, com a bancada pernambucana. O senador disse que tinha todo interesse em participar desse e de outros encontros independentemente dos assuntos relativos à agenda parlamentar. “Eu estou à disposição, o meu gabinete, e minha equipe para atender a todos vocês no que for possível”, finalizou o senador.
Clique aqui e assista vídeo do presidente do Crea-PE falando sobre a visita do senador Armando Monteiro.
Dilma Moura
ASC do Crea-PE