José Mário prestigia almoço no Sinduscon com o prefeito João da Costa

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, participou de almoço, na última sexta-feira (08), na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), na Ilha do Leite. Durante o evento, que teve a presença do prefeito do Recife João da Costa, foi anunciada a nova tabela de preços da Emlurb que está disponível no site da PCR desde o início desta semana. Na ocasião, estavam presentes o presidente do Sinduscon, Gustavo de Miranda, o vice-presidente, José Antônio Lucas Simon, e a diretoria da instituição. Mais de 50 empresários da construção civil, associados ao sindicato, também prestigiaram o evento.

O prefeito João da Costa apresentou os investimentos na cidade, incluindo a Copa de 2014, e anunciou que a PCR tem mais de R$ 1 milhão assegurados para os próximos meses. O valor será investido também em parte da Via Mangue e na construção de quatro parques municipais.
Sobre a atualização da tabela da Emlurb, o prefeito falou da importância como papel referencial para o Recife e o Estado. A lista atual com mais de 1.600 itens servirá como parâmetro para orçar os custos de intervenções da PCR, como reformas em escolas, pavimentação de vias e construção de Academias da Cidade. A lista é composta por itens relacionados à construção civil, alvenaria, pavimentação, materiais elétricos, drenagem, hidrosanitários, mão de obra e transporte. Na nova tabela, também foram inseridos equipamentos ligados à acessibilidade de pessoas com deficiência, por exemplo, os pisos táteis.
José Mário, presidente do Crea-PE, aprovou a notícia e parabenizou a ação do prefeito. “A tabela da Emlurb serve de referência de preços de materiais e serviços de engenharia e tem sido importante nas questões de auditorias de obras públicas e processos de licitação”, comentou.
Participaram do almoço, os secretários municipais de serviços públicos, Eduardo Vital, de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, secretária de Gestão e Planejamento, Evelyne Labanca, o presidente do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler, e a presidente da URB, Débora Mendes.

TABELA DA EMLURB –
A elaboração da nova tabela segue critérios rigorosos a fim de garantir um valor adequado à realidade de mercado e que também não onere os cofres do Município. Para isso, a cotação de cada item é feita em diversas empresas do ramo de atividade. Depois disso, é calculado um valor médio, que passará a estabelecer o custo de cada componente da obra. Criada há mais de 20 anos, a lista tem servido de referência para estimar valores para obras de construção civil por instituições do Governo do Estado, prefeituras municipais e até administrações fora de Pernambuco.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE