Crea-PE

José Mário prestigia inauguração do Sistema de Previsão e Alerta Hidrometeorológico do Estado

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, participou, na manhã desta terça-feira (10), da inauguração do Sistema de Previsão e Alerta Hidrometeorológico, a Sala de Situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) do Governo do Estado. A sala funcionará na sede provisória da Apac, nas instalações da Compesa, localizada na Av. Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Os equipamentos de alta resolução vão possibilitar a antecipação de possíveis riscos, com acompanhamento de dados em tempo real, agilizando a capacidade de  resposta do Estado às mudanças climáticas e possibilidade de chuva e enchentes.

Cerca de R$ 1 milhão já foram investidos na Sala de Situação e no Sistema de Previsão e Alerta do estado, que vai fazer parte da Rede Nacional de Alerta, do sistema da ANA (Agência Nacional de Águas). Em Pernambuco, o Sistema conta com Plataformas de Coletas de Dados (PCDs) estratregicamente posicionadas para transmissão automática de informações de precipitação pluviométrica e níveis fluviais aferidos em réguas instaladas nos leitos dos rios.

Os equipamentos são apoiados por radares meteorológicos, rastreados por satélites. Um dos destaques do novo sistema é o programa de simulação de enchentes, que, a partir de informações topográficas das cidades e volume de chuvas previsto, pode indicar áreas vulneráveis e permitir a retirada da população, em caso de necessidade.

Os dados do Sistema será acessados pelos técnicos da Apac e de órgãos como a Defesa Civil para facilitar a prevenção aos prejuízos à população no caso de eventos naturais extremos. Informações do monitoramento hidrometeorológico, como os níveis das principais barragens e volume de chuvas, entre outros, já pode ser acessada pela população através do site www.apac.pe.gov.br.

 

* Com informações da SRHE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo