Novos profissionais ingressos no Sistema Confea/Crea recebem os registros

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) concedeu, na noite de ontem (10), os registros profissionais aos  recém-chegados no mercado de trabalho. O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, realizou a entrega das carteiras aos novos profissionais. Na solenidade esteve presente o chefe de gabinete do Crea-PE, Osvaldo Fonseca, o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, e o presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais de Pernambuco (Sintec-PE), Jessé Lira.

José Mário, presidente do Crea-PE, iniciou a entrega parabenizando a todos pela conclusão de seus cursos e o ingresso no mundo profissional. Em seguida, o chefe de gabinete do Crea-PE, o arquiteto Osvaldo Fonseca, apresentou o Sistema Confea/Crea por meio de uma palestra explicativa sobre o funcionamento da organização, a importância, as atividades e a legislação. “A atuação do engenheiro é muito importante para a nação. Os profissionais da área tecnológica têm responsabilidade direta com os produtos de consumo de toda a sociedade, a alimentação que chega à mesa, o viaduto por onde passam os veículos, as casas, entre outras. Se pensarmos bem, uma sala de cirurgia de um hospital tem muito mais engenharia do que medicina”, explica Fonseca.

O chefe de gabinete selecionou algumas importantes resoluções do Confea, como a 1.002 que dispõe sobre a ética profissional, a 1.007 que regulamenta o registro de profissionais e empresas, a 1.010 sobre a atribuição profissional e a 1.025 que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Acervo Técnico Profissional, para apresentar aos novos profissionais. “A ART é a alma do profissional, o documento mais importante. É com ela que o profissional pode comprovar o seu currículo”, disse Osvaldo explicando a importância da ART.

O presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, também deu sua contribuição durante o evento. Em uma conversa com os profissionais, convidou a todos para participar das entidades profissionais para fortalecer a classe. “Quando terminamos a universidade vem a pergunta: e agora? Como vai ser? Essa solenidade em que hoje vocês estão presentes é justamente para dizer que vocês não estão sós. Nós, entidade de classe, e o Sistema Confea/Crea estamos aqui para apoiá-los”, comentou Santos. Já o presidente José Mário, do Crea-PE, falou sobre a necessidade de engenheiros, agrônomos e profissionais afins no Brasil. “Quando vejo esse auditório cheio como hoje com profissionais entrando no mercado, fico feliz por ver que nossas profissões estão voltando e sendo valorizadas”, concluiu.

Confira as fotos do evento no flickr do Crea-PE (http://www.flickr.com/photos/creape)

Vanessa Bahé

ASC Crea-PE