Crea-PE

Lideranças do Sistema Confea/Crea estão reunidos em Macapá

                               

Uma reunião diferente. Com as eleições do Sistema marcadas para 08 de novembro, a 5ª reunião do Colégio de Presidentes, que acontece até sexta-feira (19) em Macapá, trouxe à capital amapaense cerca de 16 vice-presidentes que estão no exercício da presidência em função do licenciamento dos atuais presidentes que concorrem no próximo pleito.

Na pauta assuntos importantes para o Sistema Confea/Crea, a exemplo da apresentação dos Projetos de Reengenharia dos Creas; o processo eleitoral; o convênio entre o Sistema Confea/Crea e Mútua e a Funasa, referente ao Plano Diretor Estadual de Saneamento; apresentação dos resultados da Ação Integrada de Fiscalização de Profissional e Empresa Estrangeira; Proposta de Fiscalização dos Empreendimentos da Copa 2014 e muitos outros temas.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, na abertura da reunião, reforçou a necessidade de uma grande mobilização dos presidentes do Creas para que o Sistema consiga apoios para a obtenção de um novo marco legal para a fixação em lei das receitas do sistema profissional – anuidades, ARTs, taxas e emolumentos. “Precisamos ficar muito atentos ao trâmite da Medida Provisória (MP) que traz a nossa matéria”, frisou, ressaltando a articulação que o Sistema fez na Casa Civil (ministra Gleisi Hoffmann), Secretaria de Relações Institucionais (ministra Ideli Salvatti) e no Ministério do Trabalho e Emprego (ministro Carlos Lupi) no último mês.

“Queria também trazer uma reflexão do processo político e econômico atual. Devemos observar nosso Sistema com os olhos na conjuntura internacional, pois parece que a crise de 2008 repercute agora em 2011 – uma crise em W, como falam os especialistas – com reflexos na economia brasileira. É preciso que as nossas lideranças avaliem e tenham a atenção voltada para essa situação macro, pois isso reflete na sociedade brasileira e também no nosso Sistema, que já vem sofrendo com a queda de arrecadação. É preciso que estejamos preparados para isso”, destacou Marcos Túlio.

Outro ponto destacado pelo presidente do Confea foi a fiscalização integrada realizada nacionalmente sobre o trabalho de profissionais e empresas estrangeiras aqui no Brasil. “A fiscalização nos mostrou graves problemas com a entrada de estrangeiros, sem o respeito à legislação brasileira e que não pode prosseguir. Temos que fazer ações para corrigir essas situações. Também precisamos a garantia de reciprocidade aos brasileiros, além de cobrar o cumprimento por todos da nossa legislação”, observou.

Para finalizar, Marcos Túlio destacou o processo eleitoral. “Tivemos ontem o encerramento das inscrições de candidaturas. É um momento importantíssimo para o nosso Sistema. Queria conclamar para que, com ética, todos nos ajudem a fazer uma eleição grandiosa. É necessário que façamos debates nos plenários e nos eventos das entidades de classe. O convite ao debate enriquece a eleição. Com a apresentação das propostas é que conseguiremos fazer as escolhas, pois essas novas lideranças terão um papel importante nesse momento econômico do país”, finalizou.

Os presidentes do Confea, dos Creas, da Mútua, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e conselheiros federais ficam reunidos aqui em Macapá até sexta-feira (19).
 
Ondine Bezerra

Assessoria de Comunicação do Confea

 

                     

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo