Crea-PE

MEC recebe mais de 2 mil sugestões sobre nomes de cursos de Engenharia

Brasília, 25 de agosto de 2009 – Durante participação no seminário Pautar Brasil, nesta terça-feira, dia 25, no Senado, o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, reconheceu a importância da iniciativa do MEC de reduzir a quantidade de nomes de cursos de Engenharia e disse que o Conselho apoia a iniciativa."O Confea quer continuar participando deste debate. Consideramos que a redução é um passo intermediário. O ideal seria, como faz a Medicina, estabelecer uma titulação única, com diversas especialidades", ressaltou Túlio.

O presidente do Conselho lembrou que o Sistema já realiza ações semelhantes. “O Confea reduziu a quantidade de títulos profissionais de 1100 para 305. E, agora, com a Resolução 1010 e a finalização da matriz do conhecimento, vamos evitar o sombreamento de atribuições. Junto com a iniciativa do MEC, as ações contribuirão para um exercício profissional mais adequado", informou.

A redução da nomenclatura foi proposta em junho pelo MEC, que espera, com a medida, melhorar as avaliações dos cursos tecnológicos no Brasil. À época, o ministério apresentou uma proposta inicial com apenas 22 denominações. Em um segundo momento, uma consulta pública eletrônica foi lançada e recebeu mais de 2 mil sugestões.

Segundo a Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu), essas sugestões serão analisadas por comissões de especialistas, da qual o Confea espera participar. "O diretor da Sesu, Paulo Wollinger, acredita que o documento final poderá conter até 50 denominações", finalizou Túlio.

Atualmente, existem 234 denominações para cursos de engenharia. Em novembro, após a análise técnica das sugestões, o ministério deve editar uma portaria contendo a lista final de nomes de cursos.A intenção do governo é que as universidades ofereçam os cursos com a nova nomenclatura já no vestibular de 2010.

Confira a lista preliminar com as 22 denominações:

Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química.

Thiago Tibúrcio

Assessoria de Comunicação do Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo