Movimento Transnordestina Já articula compromisso do presidente Lula com a retomada da ferrovia

Grupo recebeu nesta segunda-feira (26) o deputado federal Augusto Coutinho, que participou de reunião da bancada com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que assegurou a retomada da construção da ferrovia no trecho Salgueiro-Suape. Próximo passo é o comprometimento do presidente com a obra

O movimento Transnordestina Já, liderado pelo Crea-PE, está se articulando para conseguir o comprometimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a retomada das obras da ferrovia, no trecho Salgueiro-Suape, pelo Governo Federal. Nesta segunda-feira (26), a reunião do grupo na sede provisória do Crea-PE, contou com a presença do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos).

Coutinho relatou o resultado da reunião recente da bancada pernambucana com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Segundo ele, o ministro assegurou que as obras vão ser retomadas. O desafio agora é o compromisso do presidente para a inclusão do trecho dentro do programa de investimentos em infraestrutura do Governo Federal.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, defendeu a importância econômica da ferrovia e as vantagens de Pernambuco para a conclusão da obra, entre elas a extensão menor do trecho a ser executado, o Porto de Suape e o polo automobilístico. “A Transnordestina é fundamental para a geração de riqueza na região”, afirmou Adriano Lucena.

A reunião contou com a participação dos integrantes do Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE (CTP) Roberto Muniz (coordenador-adjunto), Carlos Calado e Maurício Pina; de Fred Leal, da CDL; Antônio Sá Barreto; do Sinduscon; Mirtes Macêdo, do Sinaenco-PE; Bruno Schwambach, da Amcham-PE, Francisco Cunha, da FCDL, e Fernando Teixeira, da Fiepe.

Roberto Muniz sugeriu que os governos estadual e federal definam um plano de trabalho sobre as decisões para conclusão do trecho Salgueiro-Suape. Já Bruno Schwambach acredita que há oportunidade para viabilizar a ferrovia com recursos federais. Uma alternativa, segundo ele, é o governo receber a concessão de volta e implantar o terminal de minérios em Suape.