Crea-PE

Noite de comemoração para engenheiros pernambucanos

Recife, 20 de dezembro de 2013 – Aconteceu na quarta-feira (18), a tradicional Plenária Solene que é realizada anualmente, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com o objetivo de destacar e homenagear profissionais, empresas e estudantes que obtiveram sucesso e representam o sentimento de avanço para os setores de tecnologia no Estado de Pernambuco. Este ano, a solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), na Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, com o objetivo de trazer mais conforto para todos os participantes desse momento de reconhecimento ao trabalho desses profissionais.

Em virtude do grande número de participantes, o auditório do Crea-PE não mais comporta o grande público que prestigia o evento. Antes da Plenária Solene, aconteceu a Sessão Plenária Administrativa para dar os últimos encaminhamentos do ano de 2013, na qual, de forma rápida foram aprovadas, pelo conjunto de conselheiros que compõem o Pleno.

Tradicionalmente o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realiza anualmente a sua Plenária Solene, com o objetivo de destacar e homenagear profissionais, empresas e estudantes que obtiveram sucesso e representam o sentimento de avanço para os setores de tecnologia no Estado de Pernambuco.

Este ano a solenidade aconteceu no Auditório da Federação das Industrias de Pernambuco (FIEPE), na Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, com o objetivo de trazer mais conforto para todos os participantes desse momento de reconhecimento dos profissionais, se optou a realizar no auditório do FIEPE devido ao crescente número de participantes.

Antes do inicio da Plenária Solene, aconteceu a Sessão Plenária Administrativa para dar os últimos encaminhamentos do ano de 2013, a qual foi realizada de forma rápida e aprovada algumas resoluções apontadas pelo conjunto de Conselheiro que compõe o Pleno.

Ao termino da reunião com os devidos encaminhamentos realizados pelo Pleno do Crea-PE, se deu inicio oficialmente a Plenária Solene com a composição da mesa  e a execução do Hino Nacional.

A mesa foi composta pelo presidente em exercício do Crea-PE, o Engenheiro Civil José Mário Cavalcante, o 1º vice-presidente Engenheiro Civil Arnaldo Cardim, o 1º Diretor Financeiro, Engenheiro Eletricista Aluísio Malufe, o 2º Diretor Financeiro, Engenheiro Civil Silvio Porfírio, o diretor geral da Mútua – PE, Arquiteto Henrique Marques Lins e o conselheiro federal Leonides Alves, Engenheiro Civil.

Após as palavras da abertura oficial realizada pelo presidente José Mário Cavalcanti, se deu inicio a diplomação dos estudantes reconhecidos pelo Mérito de Laureado, que acontece desde 2002 em homenagem a todos os alunos que cursam em instituições de ensino relacionados ao Sistema Confea/Crea.

Os estudantes que receberam a homenagem com o Diploma do Mérito tiveram diversas modalidades, o destaque dos profissionais recém formados foi para Prêntice Chaves Ribeiro Filho, recém formado no Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA) que bateu o recorde em pontuação e média acima dos 9.5, número que não se realizava a mais de 80 anos dentro dos cursos de Engenharia, recebendo o diploma das mãos de Maurício Pina, ex-conselheiro e presidente do Memorial da Engenharia de Pernambuco.

Os profissionais que atuaram como Conselheiros no Triênio 2010/2012 receberam suas devidas homenagens, foram contemplados com o Certificado de Serviços Relevantes Prestados à Nação. Os agraciados foram os engenheiros civis Anderson Rosal, Armando Ferreira, Clóvis Arruda, os engenheiros eletricistas Antoniel Feitosa, Roberto Carvalho Freire, o engenheiro da produção José Claudino de Lira, o engenheiro florestal Nielsen Christianni, o engenheiro Agrônomo Tadeu Viana, os engenheiros civis e de segurança do trabalho Luiz Antonio de Melo, Ricardo Medeiros de Aquino, o engenheiro Eletricista e de segurança do Trabalho Antonio Carlos Castellar e in memorian o Engenheiro Civil José Américo de Miranda Neto, ao qual foi recebido por seu filho.

Para a entrega do certificado da composição da diretoria 2012, o presidente José Mário Cavalcanti e o 1º vice presidente Arnaldo Cardim realizaram a entrega aos diretores engenheiros civis Sérgio do Rêgo Barros Machado, Leonides Alves Neto, Antonio de Melo, Michelle Tavares, o engenheiro agrônomo Tadeu Viana, engenheiro eletricista Aluísio Malufe, engenheiro de segurança do trabalho Luis Atnônio de Melo, além da citação do engenheiro de minas Marçal Sayão que não se fez presente.

O presidente ainda entregou o certificado da atual diretoria 2013 para os engenheiros civis Arnaldo Cardim, Leonides Alves Neto, Silvio Porfírio, o engenheiro eletricista Aluísio Malufe, o engenheiro agrônomo Tadeu Viana e o engenheiro de minas Marçal Sayão Maia.

Homenageados com a Medalha do Mérito Lauro Borba, os profissionais que se destacaram e dedicaram as suas vidas para o desenvolvimento das ciências tecnológicas foram agraciados, entre eles o geólogo Evenildo Bezerra de Melo, o engenheiro de comunicação Tarciso Saulo de Avellar, in memoriam aos engenheiros Civis Jaime Gusmão de Azevedo Filho, José Américo de Miranda Neto, o engenheiro militar e comunista Luiz Carlos Prestes, o engenheiro civil Luiz Gonzaga Perazo e Miguel Arcanjo de Amorim.

O superintendente do Crea-PE, Roberto Arrais, recebeu a Medalha do Mérito Lauro Borba como representante de Anita Leocádio Prestes, filha do engenheiro militar. Alexandre Duarte Gusmão recebeu a comenda in memoriam de seu pai, o professor e engenheiro civil Jaime Gusmão, aos quais falaram sobre a importância histórica e das contribuições que ambos trouxeram tanto para a engenharia, como para toda a sociedade.

Para receber das mãos do superintendente do Crea-PE a Medalha do Mérito Tecnológico Pelópidas Silveira, o engenheiro civil Mário de Oliveira Antonino foi convidado ao púlpito e realizou uma e explanação sobre a importância da engenharia e do desenvolvimento da tecnologia para o bem estar da nação. Falando das lembranças dos tempos sofridos nos períodos de seca na região sertaneja e a importância da ciência para o desenvolvimento de saídas viáveis para o convívio com semi árido.

Para o Prêmio de Meio Ambiente 2013, a Industria ASA, enviou a sua representante Flávia Moura, gerente do setor de desenvolvimento de produtos, que recebeu a premiação pelo projeto “Programa Mundo Limpo Vida Melhor”, onde através desse programa retirou do meio ambiente “dois milhões e oitocentos mil litros de óleo de fritura durante 5 anos” afirma Flavia Moura.

Para o Prêmio de Fotografia realizando em parceria entre o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Imprensa de Pernambuco (Arfoc-PE) o Crea-PE realiza a 3º edição do Concurso “O Meio Ambiente, a Engenharia e a Agronomia” dividido em 2 categorias, I – para os profissionais e estudantes do Sistema Confea/Crea e a II – para fotógrafos profissionais e estudantes vinculados a comunicação social, à imprensa e ao jornalismo.

Menção Honrosa para profissionais e estudantes ligados ao sistema Confea/Crea:

MENÇÃO HONROSA

CATEGORIA I

Engº Civil Luiz Priori Junior

 

Engº Civil George Gleison

 

MENÇÃO HONROSA

CATEGORIA II

Jornalista e Repórter Fotográfico Rodrigo Lôbo

 

Jornalista Fotografa Hélia Souza Scheppa

 

Fotojornalista Diego Vieria Nigro

 

 

Premiados em segundo e primeiro lugares nas duas categorias receberam como prêmio um cheque de R$ 2.000 e R$3.000 reais, os agraciados foram: 

PREMIADOS

CATEGORIA I

Engº Eletricista Dirceu Roberto Trinca

 

Engº Civil George Gleison

 

PREMIADOS

CATEGORIA II

Rodrigo Lobo

 

Rogério Geremias

 

 

Finalizando os trabalhos dessa noite tão especial, o Presidente José Mário Cavalcanti fez um breve balanço do que aconteceu durante esse ano, destacando o compromisso que o Crea-PE tem com todos os profissionais.

 

ASC/Crea-PE

Antonio Alves

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo