Crea-PE

Noite solene para engenheiros

Recife, 13 de dezembro de 2012

Profissionais das áreas tecnológicas se reuniram, na noite de ontem (12), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), onde participaram da sessão Plenária Solene em comemoração ao Dia do Engenheiro. Compôs a mesa, o presidente deste Conselho José Mário Cavalcanti, o 1º vice-presidente Sérgio Dias, o 2º vice-presidente Leonides Alves Neto, o 1º diretor Administrativo Marçal Sayão Maia, o 1º diretor Financeiro Luiz Antônio de Melo, o diretor geral da Mútua Henrique Lins e o arquiteto Bruno Ferraz, representando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE).     

Antes de iniciar as atividades, o presidente José Mário Cavalcanti pediu aos presentes que fizessem um minuto de silêncio em respeito à memória do ex-conselheiro Miguel Arcanjo, falecido no último dia 21 de novembro, quando participava da 69º Soea, realizada em Brasília.

Em reconhecimento ao Mérito de Laureado, o Crea-PE, desde 2002, homenageia com o Diploma de Mérito os melhores alunos das turmas dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua. Após a entrega dos diplomas aos novos profissionais, foram concedidos os Certificados de Serviços Relevantes Prestados à Nação aos conselheiros que atuaram no triênio 2009/2011, são eles: os engenheiros agrônomos Jair João da Silva, Alexandre Krause e Joadson Santos; os arquitetos Roberto Freitas, Arinêe Fulco Santos, Ney Dantas e Vera Tenório; os engenheiros civis Arnaldo Cardim Filho, Frederico Gonçalves, Jário Pinto, Maurício Pina e Clayton Ferraz de Paiva, que também é engenheiro eletricista junto com Tales Lima; os engenheiros mecânicos Wilson Belfort, Carlos Fernando Freitas e o geólogo Jairo Leite.  

Em nome dos conselheiros, Maurício Pina falou sobre a emoção pelo reconhecimento e do orgulho de ter sido conselheiro deste Regional. “O cargo de conselheiro e presidente é honorífico, isso significa dizer que não somos remunerados por salário, mas pela honra de prestar um serviço para a nossa categoria e, principalmente, para a sociedade. A nossa recompensa é esse diploma. Às vezes, é difícil para as pessoas acreditarem que não tiramos algum benefício”, falou Pina.

Neste ano, o Conselho passou também a homenagear os conselheiros que atuaram como diretores no exercício 2009/2011. Fizeram parte da Diretoria de 2009 os seguintes conselheiros: os engenheiros civis Maurício Pina, Norman Costa e Marcos Maciel, a arquiteta Vânia Lúcia Miranda e o engenheiro florestal José Roberto da Silva. Nos biênio 2010/2011, fizeram parte da Diretoria os engenheiros civis Clóvis Arruda D’Anunciação, Arnaldo Cardim, Anderson Rosal, Antônio Carlos Alves, o engenheiro agrônomo Alexandre Krause e as arquitetas Ana Maria Maciel e Vera Tenório, que ficou no cargo somente em 2010.   

Para representar o grupo de diretores, convidou-se Arnaldo Cardim, que agradeceu o reconhecimento em nome de todos os homenageados. “O exercício de conselheiro é uma doação do nosso trabalho em defesa da sociedade. A nossa certeza é de que estamos dando o nosso melhor em termos de trabalho e dedicação”, ressaltou.   

Depois dos conselheiros, foi a vez do Conselho homenagear os profissionais e entidades ligadas ao Sistema como a Medalha do Mérito Lauro Borba em reconhecimento aos serviços que prestaram em prol da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Neste ano, foram agraciados com a medalha: a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco Poli/UPE, representada pelo Diretor Pedro de Alcântara Neto; o engenheiro civil Milton Torres Dantas e o engenheiro civil Joseph Mesel (in memorian).

Pela importância das atividades, Pedro Alcântara definiu o que era ser profissional da área. “Engenheiro precisa ser ético, respeitar o ser humano, promover a igualdade, dar acesso ao desenvolvimento, criar soluções para audição aos surdos e visão aos cegos. Ser engenheiro é dar esperança”, disse.

Outra novidade deste ano foi a instituição da Medalha do Mérito Tecnológico Pelópidas Silveira, como forma de homenagear os profissionais que se destacaram nas profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua, com desempenho relevante em ações tecnológicas de grande impacto social. Neste sentido, foram galardoados com a Medalha do Mérito Tecnológico, os engenheiros civis Adalberto Cavalcanti Coelho e Jaime Gusmão, que foi representado pelos seus filhos Alexandre Gusmão e Jaime Gusmão.


Como forma de agradecimento, Alexandre citou trechos do discurso de posse do professor Jaime Gusmão, no dia 02 de janeiro de 1985. “Temos assim, de nos preocupar com o destino final da produção técnico/tecnológica neste País, quando tantas e tão variadas formas de dominação tendem a ser impostas por cima dos interesses sociais e humanos. Por isso, cabe aos Creas fiscalizarem, também, o uso da nossa profissão como instrumento de dominação e manutenção do status quo, provendo obras e serviços que não são prioritários. Nem socialmente justos. Nem economicamente viáveis. Nem ambientalmente apropriados. Nem simplesmente possíveis com o balanço energético resultante”. 

 

 

Ainda na Plenária Solene, o presidente José Mário Cavalcanti entregou ao Sinduscon (pessoa jurídica) e Gilberto Vasconcelos (pessoa física) o Prêmio de Meio Ambiente por terem se destacado em ações na luta pela preservação, defesa e conservação do meio ambiente. “O pau-brasil está vulnerável e pode chegar à extinção. Entretanto, posso garantir que conseguimos fazer ao custo de R$ 1,00 uma muda. Convoco a todos os presentes, inclusive ao Crea-PE, para entregarmos cem mil mudas de pau-brasil aos turistas que virão assistir a Copa do Mundo em 2014”, convidou.

 

Na premiação de Fotografia, cujo tema é “O Meio Ambiente, a Engenharia e a Agronomia”, foram divulgados os nomes dos vencedores.  

Premiados    

 Categoria I

1º lugar – Técnica ambiental Paula Santa Oliveira

2º lugar – Engenheiro civil Selim Asfora Neto

 Categoria II

1º lugar – Hélia Scheppa

2º lugar – Tereza Góes

 

Menção Honrosa 

 Categoria I

Engenheiro civil Selim Asfora Neto

Técnica Ambiental Paula Santa de Oliveira

Engenheiro civil Luiz Priori Júnior

 Categoria II

Gil Vicente Maia

Hélia Scheppa

Robert Fabisak


Ao final, o presidente José Mário fez um balanço deste primeiro ano de sua segunda gestão. “Neste ano, enfrentamos muitas dificuldades, que já estavam previstas no final de 2011, pois já identificávamos um cenário desfavorável. Primeiro, passamos por uma mudança no comando do Confea, que ainda não está consolidada, sem nenhum plano administrativo. A reformulação da máquina ainda está ineficiente e inábil. Nós, dos Regionais, nos sentimos a sós, à deriva. E como se não bastasse a falta de apoio, tivemos queda na receita com a redução do valor cobrado pela ART, além da saída dos arquitetos do Sistema. Desta forma, tivemos que nos adequar financeiramente e, por isso, tivemos que adiar alguns projetos de melhoria, tanto na sede quanto nas inspetorias regionais”, explicou o presidente.


Apesar do cenário negativo, José Mário informou aos presentes sobre os avanços conquistados ao longo deste ano. “Conseguimos implantar um planejamento estratégico da gestão 2012/2014, a Ouvidoria, o Escritório de Jaboatão dos Guararapes, a Inspetoria Regional de Olinda. Começamos a implantar o Gespública, que é um modelo de gestão; consolidamos o Crea Net, que é uma ferramenta mais eficiente na fiscalização. No fim do ano, temos a previsão de arrecadação de R$ 13 milhões, que pode ser visto com muito, mas ainda não estamos satisfeitos porque queremos melhorar cada vez mais o nosso Crea-PE”, concluiu José Mário Cavalcanti.

 

Também estiveram presentes, o ex-presidente Roberto Muniz, o conselheiro e presidente da Câmara dos Vereadores do Recife Jurandir Liberal, os presidentes da Assengea Evandro Alencar, da Assea Urbano da Costa Lins, da Aespe Jário Pinto, da Apeef Josemário Lucena, do Ipeape José Américo de Miranda, entre outros.


Abaixo segue a lista dos alunos laureados:


Na modalidade Engenharia Civil

Juliana Rodrigues Ferreira

André César Barros

Carlos Fernando Bezerra Costa

Everton Rodrigues da Silva

Diogo Henrique Fernandes da Paz

 

Na modalidade Segurança do Trabalho

Karla Paloma Silva Souza
Isadora Rocha Matias

Erick de Andrade Barbosa

 

Na modalidade Agronomia

Aline Carvalho de Lucena

Ana Karina dos Santos

Jovêncio Antônio da Silva

Marcones dos Santos Cruz

Aline Ferreira da Silva

Bárbara Danielle Garcia de Moraes

Edcley José da Silva

 

Na modalidade Mecânica e Metalúrgica

Érika Caroline Correia Fouchard

 

Kele Gualberto

ASC do CREA-PE

 

 

   

 

 

 

 

                                                                                                  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content