Crea-PE

O Crea-PE parabeniza os engenheiros eletricistas e os tecnólogos pernambucanos

Recife, 25 de novembro de 2013

Dia 23 de novembro, é comemorado no Brasil, o Dia do Engenheiro Eletricista. Esse é o profissional que tem o compromisso de dominar a ciência da Engenharia Elétrica. Saber diversificado que se ramifica e se fortalece em suas diversas dinâmicas de atuação no cotidiano de vários povos do mundo.

No Brasil, a Engenharia Elétrica é uma das categorias das profissões tecnológicas que mais impulsionam o setor energético. É responsável pela geração e funcionamento de usinas, fábricas, geradoras hidrelétricas, termoelétricas. Por meio de linhas de transmissão, de alta tensão, é também responsável pela capacidade de levar energia a milhões de residências, de indústrias e, nas telecomunicações, permite o funcionamento da telefonia fixa e móvel, rádios, televisões e informática, dentre outras aplicações.

A data em que se comemora o Dia do Engenheiro Eletricista foi definida em homenagem a data de fundação do Instituto Eletrotécnico de Itajubá – MG, em 1913. Oficializado pelo Decreto de Lei Nº 12.074, de 29 de Outubro de 2009, com base no projeto de Lei N° 2.545 de 2003 do deputado José Roberto Arruda (PFL/DF).

Dia do Tecnólogo

Já no dia 24 de novembro é comemorado, de acordo com calendário do Sistema Confea/Crea e Mútua, o Dia do Tecnólogo que, ao contrário do que muitos pensam, não é um profissional de nível médio mas, de nível superior com menor duração. Após se formarem, os  tecnólogos podem continuar seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e Lato Sensu (especialização).

Esses profissionais têm se destacado no novo cenário mundial que exige profissionais capazes de desenvolver a competitividade, o aumento da produtividade e da qualidade e que saibam adequar-se às transformações da Economia, da Política e da Tecnologia.

Aos engenheiros eletricistas e aos tecnólogos o Crea-PE presta uma homenagem pela importância das atividades que exercem, para a vida de todos os pernambucanos e brasileiros.

ASC do Crea-PE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo