Palmares recebe, pela quarta vez, GT voluntário do Crea-PE

O Grupo Técnico (GT), formado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), na quarta incursão solidária, irá à Palmares, neste sábado (14). Agora, os voluntários trabalharão no chamado setor 1, próximo à Usina Norte/Sul. De acordo com o coordenador do GT, arquiteto Ney Dantas, dessa vez o trabalho será feito nas edificações do bairro da Cohab I, um dos pontos mais atingidos da cidade por ser próximo ao Rio Una.

“Faremos um trabalho de esforço concentrado na área situada próximo à usina e, para tanto, contaremos com a ajuda de aproximadamente 60 voluntários, entre profissionais e estudantes que continuarão vistoriando os imóveis atingidos pelas enchentes, para, caso seja necessário, interditar aqueles que oferecem risco à população. A nossa expectativa é de que consigamos vistoriar cerca de 300 imóveis”, explicou o coordenador do GT.

Dantas explicou ainda, que outra parte do Grupo, formada por engenheiros de pesca e florestal, irá definir a faixa de domínio do rio e as zonas non aedificandi nos limites do município de Palmares, para que seja concebido o projeto de reflorestamento das matas e do parque municipal, que deverá ser construído onde antes havia edificações de ocupação irregular.

O trabalho deverá ser feito em barcos, por um grupo de 15 profissionais, que farão um mapeamento das atuais condições de degradação da vegetação nas margens direita e esquerda do Una. O objetivo é auxiliar o poder público em ações que garantam a manutenção do curso original do rio, de modo que seja possível, se não impedir, ao menos, minimizar as possibilidades de tragédias na mesma proporção da ocorrida recentemente.

Indenizações

O presidente do Instituto Pernambucano de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ipeape), engenheiro Sílvio Romero, acompanhado do presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, esteve em Palmares no sábado (07) onde fez reconhecimento de área e observou a quantidade de imóveis, assim como avaliou o grau de dificuldade que terá quando do início do trabalho de avaliação do valor venal dos imóveis para efeito de desapropriação. Para definir como serão feitas as avaliações, o presidente do Ipeape está elaborando um plano de trabalho que deverá nortear as ações dos profissionais da entidade. É através do trabalho dos profissionais indicados pela entidade de classe que será possível estabelecer o valor venal da indenização que deverá ser paga aos proprietários dos estabelecimentos que serão demolidos.

A grande participação que está acontecendo em torno da ação desenvolvida pelos profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua, segundo o arquiteto Ney Dantas, já assegura a conclusão dos trabalhos dessa primeira etapa. “Convocaremos mais profissionais para um segundo momento, quando iniciaremos os trabalhos de planejamento”, explicou o arquiteto.

Todas as atividades do Grupo Técnico (GT) são resultado da ação conjunta das seguintes entidades de classe: Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (SENGE-PE); Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF); Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP); Instituto Pernambucano de Avaliações e Pericias de Engenharia (IPEAPE); Sindicato dos Arquitetos do Estado de Pernambuco (SAEPE); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (AESPE); Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PE); Sindicato dos Técnicos de Pernambuco (SINTEC-PE); Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco (AGP) e Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE).

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

Serviço: Horário de saída do GT:7h

Dia: Sábado (14)