Presidente do Crea-PE faz palestra sobre importância da Defesa Civil em Pernambuco

Recife, 21 de setembro de 2012 – O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, fez na noite da quinta-feira (20), palestra sobre o tema “A Importância de uma Defesa Civil Organizada em Pernambuco”, para um grupo de maçons.

Na apresentação, José Mário falou sobre as diretrizes utilizadas para implantação de uma defesa civil como: articulação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; abordagem sistêmica das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação; prioridade das ações preventivas relacionadas à minimização de desastres; planejamento com base em pesquisas e estudos e a participação da sociedade civil. Também citou a Lei nº 12.608, de 10 de Abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Defesa Civil no País.

Como objetivo da organização, destacou a redução dos riscos de desastres; a prestação de socorro e assistência às populações atingidas; a recuperação das áreas afetadas; a incorporação da redução do risco de desastre e as ações de proteção e defesa civil entre os elementos da gestão territorial e o monitoramento dos eventos meteorológicos, hidrológicos etc.

Dentro dos trabalhos prestados pela Defesa Civil, o presidente José Mário destacou a competência de atividades que cabem às esferas em nível da união, dos estados e dos municípios.

Por fim, o presidente apresentou números dos trabalhos realizados por um Grupo de Trabalho do Crea que, atuou fazendo levantamento das condições dos imóveis atingidos pelas cheias de 2010 nos municípios de Palmares e Barreiros.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE