Presidente do Crea-PE participa da abertura do Cobenge

Recife, 29 de setembro de 2009 – O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, participou da abertura do 37º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), no último domingo (27), no Mar Hotel, em Boa Viagem. O Congresso é o mais importante fórum de reflexões sobre o ensino das Engenharias no País e contou com a presença de representantes de diversas entidades de graduação.

No seu pronunciamento o presidente destacou o caráter social que tem o exercício da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. “O desafio de todos os profissionais das Engenharias, professores, pesquisadores, entidades de educação e do Sistema Confea/Crea, é inovar permanentemente a qualidade de ensino sem esquecer as funções que elas exercem na sociedade”, destacou José Mário Cavalcanti.

O presidente disse ainda que a pesquisa e o ensino, na maioria das vezes, andam dissociados do cotidiano profissional. “O exercício profissional parece estar em um mundo muito diferente do mundo acadêmico. As aplicações das fundamentações teóricas no campo prático passam ao largo do ponto de vista da fidelidade acadêmica disciplinar em face das circunstâncias imediatas do processo produtivo”, disse o engenheiro.

Por fim, José Mário Cavalcanti ressaltou a importância de eventos como o Congresso para o aprofundamento das discussões sobre as mudanças curriculares e as novas profissões da área. Ainda segundo José Mário, o desafio é, na verdade, dotar os novos profissionais de conhecimentos, tecnologias avançadas e também de uma formação social, sistêmica e coletiva para formar engenheiros que desempenhem ainda mais e melhor o seu papel na sociedade.

O Cobenge, que é patrocinado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e pelo Crea-PE, segue até a amanhã (30), com uma programação que inclui mesas redondas, sessões técnicas, mini-cursos e exposições técnicas.

Rui Gonçalves

ASC do Crea-PE