Presidente do Crea-PE reúne-se com secretária de Administração do Estado para tratar de isonomia e piso salarial dos engenheiros

Assunto já vem sendo intermediado pelo Conselho, mas com a mudança de gestão, foi necessário uma nova aproximação

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, fortalecer profissionalmente as categorias representadas pelo Conselho também passa pelo lugar de articulação, construção de diálogo e sensibilização com o poder público. Nesta quinta-feira (23), ele esteve na Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) para conversar com a nova titular da pasta, Ana Maraiza Sousa, sobre a atuação do Crea-PE e as pautas que estão sob atenção do Conselho e podem ganhar maior resolutividade com o apoio da SAD. O chefe de gabinete, Marcos André, e o nosso conselheiro Mozart Bandeira também participaram da reunião, assim como o gestor governamental Bruno Galvão, da Assessoria Técnica Especial de Política de Pessoal.

Os principais assuntos tratados foram a isonomia salarial para engenheiros, arquitetos e técnicos terceirizados que prestam serviços ao Governo do Estado e a aplicação do salário mínimo profissional. Os representantes do Crea também levaram à atenção da secretária, de maneira especial, a situação dos profissionais vinculados à Seinfra e do IPA – alguns já com mais de 30 anos de carreira e remuneração muito abaixo do piso.

“Foi um encontro muito positivo. Ana Maraiza se colocou à disposição para analisar e nos posicionar sobre as questões. Destacou que, por ter assumido recentemente a pasta, numa gestão que também iniciou há pouco, o assunto ainda lhe é recente, mas já estaria em articulação com sindicatos para que possam contribuir com a pauta e construirmos, juntos, uma solução”, avaliou Adriano Lucena.

“Aproveitamos para colocá-la a par da atuação do Conselho, sobretudo na nossa gestão, que vem sendo pautada pela mobilização e interlocução com diversos agentes sociais em benefício da população. Reforçamos que o Crea está à disposição para uma maior aproximação, inclusive no sentido de oferta de capacitações e qualificações para os profissionais”, completou.

A conversa finalizou com um convite à Ana Maraiza para que participe do próximo Colégio de Presidentes, que será de 17 a 19 de abril no Recife. “Será uma excelente oportunidade para aprofundar conversas e encontrar caminhos em comum para contribuir com a sociedade”, destacou o presidente do Conselho.