Crea-PE

Primeira edição do Crea Convida é sucesso de audiência

Apresentação de Silvio Meira, realizada na última terça-feira (9) na TV Crea-PE, no YouTube, já foi vista por mais de 400 pessoas. Evento debateu o impacto das transformações na engenharia 

O Crea-PE realizou na última terça-feira (9) a primeira edição do projeto Crea Convida, iniciativa que vai trazer profissionais para debater temas relevantes no campo da engenharia, agronomia e geociências. A estreia foi marcada pela apresentação do renomado cientista brasileiro Silvio Meira, que conversou sobre a ‘Engenharia em Transformação’. A apresentação já foi visualizada por mais de 400 pessoas.

Silvio Meira tratou da transformação digital, tecnologias de informação e comunicação e os seus impactos na vida das pessoas e das organizações. O cientista deu especial atenção ao papel da inovação nesse contexto: “É necessário sair das zonas de conforto, embora este movimento, sozinho, não garanta a mudança em si.”

Meira defendeu que inovação é a mudança de comportamento de agentes no mercado. Nesse contexto, inovação não é tecnologia. Ele lembrou as palavras do escritor Peter Drucker, que definiu inovação como “a destruição criativa de fluxos, novas combinações e novos métodos de produção, criando novos produtos e serviços, novos mercados inteiros, novos fornecedores”, que também deverão ter novas formas de organização. “Isso não foi descoberto agora, foi divulgado em 1912, no livro a Teoria do Desenvolvimento Econômico”, pontuou o cientista.

Adriano Lucena, presidente do Crea-PE, destacou que a participação de Silvio Meira na estreia do Crea Convida é especial para a gestão, que tem feito um esforço para propor o debate sobre a modernização da engenharia. 

“Compreender as novas tecnologias e promover a inovação é uma tarefa fundamental para que a engenharia de Pernambuco esteja alinhada com a quarta revolução industrial e pronta para atender as demandas da sociedade neste século. As palavras de Silvio Meira, além de inspiradoras, indicam caminhos a serem trilhados para alcançar esse objetivo”, afirmou Adriano Lucena.

O encontro virtual contou com a participação do engenheiro florestal e superintendente do Crea, Nielsen Christianni, e com a mediação do jornalista Rafael Sotero. Nos próximos dias serão divulgadas nas redes sociais do Crea as datas das novas edições do Crea Convida, programadas para ocorrerem semanalmente.

A apresentação de Silvio Meira pode ser assistida na íntegra no canal do Crea no Youtube, o TV Crea-PE.

Pular para o conteúdo