Profissionais do Sistema têm acesso a normas da ABNT

Já estão disponíveis para os profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua, na sede do Crea-PE e nas 11 inspetorias regionais, um terminal por meio do qual será possível comprar com desconto e consultar gratuitamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ação faz parte do acordo firmado entre o Conselho Federal, os Conselhos Regionais e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). Para os profissionais registrados no Sistema, as normas têm desconto de 50%. Para aqueles registrados e sócios da Mútua o valor do benefício chega a 60%.

Ao todo, a ABNT e os Creas irão disponibilizar mais de 700 terminais de consulta que deverão ser instalados nas Inspetorias, entidades de classe e nos escritórios dos Conselhos para que os profissionais possam visualizar o texto integral de todas as normas. Os interessados em comprá-las podem fazê-lo pela internet, no site www.abntcatalogo.com.br/confea.

O repasse à ABNT, como contrapartida, será de R$ 700 mil anuais, sendo R$ 210 mil de responsabilidade do Confea; R$ 210 mil, da Mútua e R$ 280 mil divididos proporcionalmente entre os Creas, de acordo com o número de profissionais em situação de adimplência.

A iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais do Sistema as normas que são instrumentos imprescindíveis para a execução de projetos com qualidade e segurança, já que prevêem medidas para que, por exemplo, haja redução nos custos e nos impactos ambientais.

O convênio também prevê a participação do Confea, dos Creas e da Mútua nos Comitês Brasileiros ou organismos de normatização setorial e na promoção de campanhas de conscientização dos profissionais e da sociedade brasileira, sobre a importância da normatização brasileira e o envolvimento nos processos de elaboração, difusão e promoção do uso das normas técnicas brasileiras.