Crea-PE

Profissionais têm até 31 de dezembro para registrar ARTs fora de época

Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica são as áreas onde é maior o número de solicitações para o registro de Anotações de Responsabilidade Técnica à posteriori – aquelas não registradas na época da execução da obra, empreendimento ou prestação de serviço – por profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea.

Segundo levantamento feito junto a diversos Creas, foi positiva a iniciativa de prorrogar o prazo já que está havendo procura por parte dos interessados em resgatar e completar seu acervo profissional.


No Espírito Santo, os profissionais trataram recuperar seu histórico profissional até 31 de dezembro de 2010 – antes do prazo ser prorrogado para 31 dezembro de 2011 -. “Só no ano passado foram protocolados 84 pedidos de resgate”, informa a Assessoria de Imprensa do Regional.


Na Bahia e no Mato Grosso do Sul aconteceu a mesma coisa. Nos primeiros quatro meses de 2010, 60 solicitações de registro de ART à posteriori deram entrada no Regional baiano contra 41 no mesmo período de 2011. Em MS, onde apenas 10% do total de processos se referem a empresas, foram 60 no ano passado, e 16 este ano. 70% deles se concentram na área de engenharia civil. No Rio Grande do Sul, cerca de 20 processos são instalados por semana.

Apesar de desembolsar R$ 200 por contrato e uma multa de R$ 33 por cada ART paga à posteriori, os profissionais estão cuidando de atualizar seu acervo profissional, o que demora em média 30 dias.


Serviço
Criada em 1977 pela lei 6496, a Anotação de Responsabilidade Técnica deve ser preenchida por profissionais e empresas registrados no Sistema Confea/Crea. O documento identifica para efeitos legais os responsáveis técnicos por serviços prestados nas áreas de engenharia, arquitetura e agronomia.

Para o profissional, a ART é importante porque comprova os trabalhos executados, permitindo a composição do Acervo Técnico Profissional o que viabiliza a participação em concursos e licitações públicas.


Para o consumidor – como o documento indica as responsabilidades dos contratados -, a ART é útil em caso de não cumprimento do contrato, ou mesmo no caso de acidentes. Um exemplo na área da construção civil, foi a queda do Edifício Palace 2, no Rio de Janeiro. A documentação permitiu que o Sistema Confea/Crea caçasse o registro profissional do engenheiro Sérgio Naya, responsável pela obra.


O profissional que tiver ARTs a registrar por serviços já prestados precisa requerer o registro junto ao Crea da cidade onde o serviço foi prestado. E juntar projetos, atestados de execução, contratos, ordens de serviço, portarias, correspondências, diários de obras e declaração de testemunhas, por exemplo, que comprovem a prestação e execução e identifiquem a participação do profissional.

O cálculo do valor a ser pago por ARTs à posteri tem por base o valor atualizado da atividade na época. Na ausência de contrato, o cálculo considera as tabelas de honorários, obras e/ou seviços existentes no Crea ou nas Entidades de Classes Regionais.


Confira os normativos do Confea no site www.confea.org.br


Maria Helena de Carvalho

Assessoria de Comunicação Social do Confea

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo