Home > Arquivo > Projeto de Engenharia Pública da BA atrai gestores de outros estados

Projeto de Engenharia Pública da BA atrai gestores de outros estados

As ações de Engenharia Pública desenvolvidas pela Bahia foram apresentadas na tarde da última sexta-feira (06) pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Marco Amigo, ao Colégio de Presidentes dos Creas do Nordeste. Na ocasião, o gestor baiano mostrou o cenário de Salvador, que é composto por 70% de construções irregulares, e chamou a atenção dos colegas de outros estados para a necessidade de os profissionais do Sistema estarem atentos à questão para o bem da profissão e da sociedade.

Amigo destacou ainda o trabalho de sensibilização dos órgãos públicos e empresas, por meio de visitas e a realização do I Seminário de Engenharia Pública da Bahia, que aconteceu no dia 15 de junho, com o objetivo de conscientizar a classe política, empresarial e pública para o problema crônico. O déficit habitacional no Estado é da ordem de 700 mil moradias, 100 mil apenas em Salvador.

De acordo com o presidente do Crea-BA, o primeiro bairro a ser trabalhado em Salvador deve ser o Calabar, pois é a localidade mais próxima da UFBA e a que mais encaminhou agentes da comunidade ao conselho. “Vamos expandir esse projeto em todo o estado, mas para isso, é preciso conquistar importantes apoios”, enfatiza.

Para não incentivar a favelização, o presidente regional do Ceará, Victor da Frota Pinto, afirmou que vem desenvolvendo no seu Conselho um trabalho de regularização dos imóveis em parceria com a Assembleia Legislativa Cearense, mas considera a falta de recursos como um grande empecilho.

O gestor do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, considera o projeto de Engenharia Pública do Crea-BA como “uma importante via de aproximação com a sociedade” e informou que no estado pernambucano, durante os desastres provocados pelas chuvas, foi realizado uma ação pelos profissionais por meio de smartphones, que serviu para o estado montar um planejamento para as áreas atingidas. “Temos condições de fazer esse trabalho para facilitar a mobilidade interna e a urbanização das cidades. Existe morosidade em relação aos recursos. Acho que caberia uma mobilização nossa no colégio dos presidentes e, consequentemente, no Congresso Nacional, visando a regulamentação da Lei 11.888. Parabenizo o presidente e pretendo copiar esse projeto”.

O coordenador do Colégio de Presidentes dos Creas do Nordeste, Jorge Silveira, sugeriu que o assunto seja explanado também pela arquiteta Rosana Opptiz na próxima reunião do colegiado, que acontecerá em João Pessoa. O projeto de Engenharia Pública da Bahia deverá ser apresentado em um evento do Crea-PE, que será realizado no dia 16 de julho, em Petrolina.

Por Nadja Pacheco

Ascom Crea-BA