Projeto de revitalização do Cais José Estelita foi apresentado ao Crea-PE

Recife, 27 de novembro de 2012

O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Eduardo Moura, apresentou ontem (26) o projeto de revitalização do Cais José Estelita, já com os devidos ajustes solicitados por órgãos competentes, ao presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, e à Diretoria. Os investimentos na ordem de R$ 600 milhões, no bairro de São José, no Recife, serão realizados pelo Consórcio Novo Recife formado pelas construtoras Moura Dubeux, Queiroz Galvão, Ara Empreendimentos e GL Empreendimentos.

O projeto prevê a reocupação de uma área de 101 mil metros quadrados dos antigos armazéns do cais, além de possibilitar a conexão entre os bairros de Boa Viagem e de São José. De acordo com Eduardo Moura, o espaço foi divido em cinco lotes, entre prédios empresariais e residenciais. Eduardo Moura ainda ressaltou a área verde do complexo, o projeto de navegabilidade e o potencial de desenvolvimento da área.

O projeto arquitetônico ficou a cargo de Marco Antônio Borsoi, Alexandre Maças e Jerônimo da Cunha Lima. Estão previstas praças, ciclovias, bares, restaurantes, quiosques, pista de cooper, abertura e criação de ruas para diminuir o impacto do trânsito no Cais José Estelita e na Avenida Sul, a parte de trás do empreendimento, além de um píer no cais para a chegada de barcos e lanchas.

Segundo Eduardo Moura, dois dos armazéns mais próximos ao Forte das Cinco Pontas, que foram arrematados no leilão, serão mantidos, preservados e transformados num centro cultural.

Antonio Alves
ASC do Crea-PE