Recife abrigará encontro do projeto “Pensar América”

A capital pernambucana sediará, em fevereiro de 2010, o I “Seminário Pensar América”, onde serão discutidas as decisões estratégicas para o desenvolvimento econômico e social dos países que compõem as Américas. A decisão foi tomada, no dia 18 de setembro, em Caracas, pelos presidentes do Colégio de Engenheiros da Venezuela, Enzo Bittencourt, da União Panamericana de Associações de Engenheiros (Upadi), Irene Gómez, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio, do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, e do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP), Alexandre Santos. No sábado (19), a comitiva brasileira e os representantes venezuelanos apresentaram o projeto à prefeita de El Hatillo, localizada na Região Metropolitana de Caracas, Myriam do Nascimento, e assinaram a “Carta de Caracas”, dando lançamento ao Seminário “Pensar América”. O texto, que tomou por base a proposta do engenheiro José Mário Cavalcanti, foi redigido na véspera pelos engenheiros Irene Campos e Alexandre Santos. O presidente do Crea-PE destacou como importante a mobilização e união entre as Américas para o crescimento sustentável para todos. Na opinião de Alexandre Santos, "se nada atrapalhar a realização do projeto, especialmente os fundamentos fincados no planejamento e na solidariedade, em poucos anos a nossa América será outra". Palestras – Na sexta-feira (18), enriquecendo a programação do seminário “Pensar Venezuela”, realizado na sede do Colégio de Engenheiros de Venezuela, em Caracas, o vice-presidente do Crea-PE, Maurício Pina e os arquitetos Osvaldo Fonsêca, Vânia Torres, Ângela Carneiro da Cunha  proferiram palestras, abordando os temas mobilidade urbana, acessibilidade e habitação popular. Homenagens – O presidente do Colégio de Engenheiros de Venezuela, Enzo Bittencourt, condecorou os presidentes do Confea, Marcos Túlio de Melo, do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, e do Memorial da Engenharia em Pernambuco, Maurício Pina  e ainda, os arquitetos Osvaldo Fonsêca, Ângela Carneiro da Cunha e Vânia Torres com o título de Sócio Honorário do Colégio de Engenheiros de Venezuela.