Recife recebe maior feira de saneamento ambiental da América Latina

A capital pernambucana se transformou no centro das discussões de políticas e projetos em saneamento e desenvolvimento sustentável. Entre os dias 20 e 25 desse mês, aconteceram a VIII Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental e o 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Com o tema “Saneamento ambiental: Universalização é justiça social”, a programação inclui palestras, debates, painéis e mesas-redondas, com a exposição de temas variados, como: eficiência energética e hidráulica; biodiversidade; modelo sustentável de desenvolvimento; aquecimento global; esgotos domésticos e industriais; coleta e destinação de lixo; abastecimento e tratamento de água. Durante a semana foram apresentados 1.700 trabalhos técnicos de todo o país. Na programação paralela ainda ocorreu o Fórum Nacional de Resíduos Sólidos, o Seminário Especial de Tratamento e Reuso de Efluentes Industriais e o Seminário de Controle de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água. VIII FITABES – A feira, considerada a maior da América Latina, reuniu 250 empresas do segmento de água, saneamento e esgoto, recursos hídricos, resíduos sólidos, controle e proteção ambiental. Participam da Fitabes companhias estaduais de saneamento – Compesa (PE), Sabesp (SP), Copasa (MG), Embasa (BA), Caesb (DF) e CASAL (AL). Uma novidade desta edição do Congresso e da Fitabes foi o Campeonato de Operadores. Nele, equipes das empresas de serviços de saneamento participam de provas, mostrando sua destreza em atividades laboratoriais, ligações domiciliares e manutenção de bombas.