Recife recebe Seminário de Cidadania, Ética e Sustentabilidade

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura de Pernambuco (Crea-PE) recebe, no dia 13 de setembro, a partir das 9h15, no auditório de sua sede, o seminário “Cidadania, Ética e Sustentabilidade”. O evento, que faz parte do Projeto Ética das Profissões, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), é aberto à participação de todos e especialmente dirigido aos profissionais da área tecnológica registrados no Sistema Confea/Crea.

Na programação, dividida em três partes, uma visão geral sobre Ética: história, filosofia, documentos produzidos como a Declaração dos Direitos Humanos, a Carta da Terra e a própria constituição brasileira. Movimentos sociais que combatem a corrupção como o de Anticorrupção da Engenharia, Arquitetura e da Agronomia, o Código de Ética especialmente elaborado para os profissionais do Sistema e o Regulamento para a condução do processo ético disciplinar são os temas do seminário.

Para falar sobre eles, foram convidados, Jonas Dantas, representando o Colégio de Presidentes, Paulo Bubach, da Coordenação Nacional do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), Jairton Gosson Elias, representante das Comissões de Ética dos Creas e Tânia Laura M. Flores, do Projeto Ética das Profissões, do Confea.

O seminário, que no Recife reúne integrantes dos Creas do AP, PA, MA, PI, RN, PB, CE, PE, AL, SE e BA, já foi realizado em Florianópolis (SC) e Brasília (DF) e integra a Campanha de Ética 2011 que inclui vídeos, o Código de Ética comentado e cartazes.
A realização de seminários para capacitar os conselheiros regionais e federais na análise e julgamento dos processos de ética foi aprovada pelo plenário do Conselho Federal em maio e compõe uma das etapas do projeto que capacitará todos os que direta e indiretamente tratam dos processos éticos que tramitam no Sistema.

Divididos em módulos, os seminários tratarão da noção universal sobre ética, da ética sob os pontos de vista cidadão e profissional, do Código de Ética Profissional e da participação do Sistema Profissional em movimentos como o de Anticorrupção da Engenharia e o Jogos Limpos.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE