Recife sedia Seminário Regional de Prevenção e Mediação de conflitos fundiários urbanos

Recife, 15 de outubro de 2009 – O Ministério das Cidades realizará, entre os dias 28 e 30, o Seminário Regional de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos, no Recife. O objetivo do encontro é debater a Política Nacional de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos junto a representantes dos poderes judiciários e legislativos, órgãos governamentais e sociedade civil organizada. O evento está sendo realizado em parceria com o Conselho das Cidades.

No seminário, serão apresentados Estudos de caso de conflitos fundiários urbanos com enfoque nos métodos de prevenção e mediação sob contexto regional. A ideia dos organizadores é aprofundar o conhecimento, discutir e avaliar as experiências de prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos materializadas nos últimos anos em todo o território nacional.

Serão selecionados um conjunto de experiências representativas da diversidade de situações de conflitos fundiários urbanos, considerando aspectos sociais, culturais, territoriais e econômicos de iniciativa de municípios, estados, Distrito Federal, entidades não governamentais representativas de moradores ou de assistência a processos de mediação e prevenção de conflitos.

Os Estudos de caso necessariamente serão expostos em painéis ou mídias audiovisuais. Sendo que, os mesmos serão selecionados e sistematizados pelas Comissões Regionais de Organização de cada Seminário. As inscrições para todos os seminários já estão abertas no site www.cidades.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 2108 1630 / 1944 ou pelo e-mail: seminario.conflitos@cidades.gov.br