Reinaugurado Laboratório de Tecnologias Limpas da UFPE

Recife, 15 de setembro de 2009 – O Laboratório de Tecnologias Limpas, vinculado ao Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi reinaugurado, na última sexta-feira (11). O espaço, que funcionava há quase um ano, recebeu um novo investimento recente do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes) para o desenvolvimento do projeto voltado para a obtenção de combustíveis líquidos.As instalações servirão para dar suporte a pesquisas em produção de bio-óleo através de resíduos de plantas, por exemplo.

De acordo o pesquisador da UFPE Geraldo Pacheco, o que há por trás de todos os projetos é a aplicação de métodos inovadores e alternativos de aproveitamento de resíduos e a redução de produção de novos detritos, com vistas à preservação do meio ambiente.

Segundo o pesquisador, no laboratório estão sendo aproveitados materiais que não costumam ser reutilizados, como, por exemplo, matérias-primas ácidas, para a produção do biodiesel. A degradação de resíduos plásticos para a produção de gasolina e de outros produtos; produção de biodiesel através de óleos residuais (óleo de fritura, por exemplo); e o tratamento da água utilizada em indústrias para posterior reuso são algumas das tecnologias desenvolvidas no novo laboratório.

Para esta última atividade, espera-se uma futura aplicação no polo têxtil localizado no Interior do Estado, pois a água lançada nos rios por algumas indústrias locais é contaminada com corantes. Os valores investidos no Laboratório de Tecnologias Limpas totalizam o montante de R$ 800 mil, oriundos também de outras fontes de financiamento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finepe), o Banco do Nordeste (BNB), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPE