Crea-PE

Pernambuco recebe I Seminário de Arborização Urbana

Recife, 14 de setembro de 2009 – Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Pernambucano de Arborização Urbana, que será realizado entre os dias 7 e 9 de outubro, na sede do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O evento é uma realização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e da Prefeitura de Garanhuns, em conjunto com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pernambuco (Aeape) e a Sociedade Brasileira de Arborizaçã Urbana (Aesga).

A ação pretende ampliar as discussões sobre a arboricultura e promover o intercâmbio de informações técnicas, políticas e científicas sobre as questões arbóreas das cidades do Estado. O seminário ainda tem a proposta de debater os problemas ambientais causados pela falta de arborização.

Na programação do seminário, estão previstas palestras com profissionais de destaque no cenário nacional. O investimento é de R$ 30 e as inscrições podem ser feitas na sede do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, nº 2798, no Espinheiro, no Recife ou solicitar ficha de inscrição pelo e-mail: seminariodearborizacao@pmaiseventos.com.

Programação:

Dia 07/10

8h – Credenciamento

9:30h – Abertura

11h – Palestra Magistral sob o tema “Perfil da SBAU e a arborização Urbana” com o eng. Agrônomo, Pedro Mendes Castro

12h – Almoço

14h – Painel: Meio Urbano sob o tema “Paisagismo nas Cidades: Inserção da Arborização Urbana” com o eng. Agrônomo e o mestre José Ricardo Martins da Silva.

Painel: Meio Urbano sob o tema “Trabalhando a Sustentabilidade do Paque Ruber Van Der Linden” com a arquiteta e urbanista com pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Sustentável Mariana Braga Alves e com a turismóloga com pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável Ana Carolina Melo.

Coordenadores de Mesa: Eng. Agrôn. Rafael Pereira Lima, Alexandre Queiroz e a arquiteta Maria do Carmo Braga

15:45 – Coffee Break

16h – Painel: Meio Urbano sob o tema “Padrões de Acessibilidade em Arborização Urbana” com o eng. Civil Eduardo Barbosa de Moraes.

Painel : Meio Urbano sob o tema “ Manaus e o Manejo em Arborização urbana” com o eng. agrônomo Heitor Rodrigues Liberato Jr.

Coordenadores de Mesa: Eng. Agrônomo Rafael Pereira Lima, Eng. Agrônomo Ricardo Martins e Eng. Civil João Guido

20h – Coquetel com Apresentação Cultural.

Dia 08/10

8:30 – Painel: Planejamento Urbano sob o tema “Planejamento da Arborização Urbana” com a doutora em Paisagismo em Botucatu (SP), Maria Alice de Lourdes Bueno Souza

Painel: Planejamento Urbano sob o tema “Plano Diretor de Arborização Urbana e Áreas Verdes Urbanas: Estrutura Básica e Práticas de Gestão” com a mestre Maria do Carmo Conceição Sanchotene.

Coordenadores de Mesa: Eng. Agrônomo Ricardo Martins, Eng. Agrônomo Pedro Mendes e a Arquiteta Mariana Braga

10:15h – Coffee Break

10:30h – Mesa Redonda – Meio Urbano/Controle Legal sob o tema “A lesgislação e a preservação na arborização de cidades” com o mestre Carlos Medeiros

Mesa Redonda – Meio Urbano/Controle Legal sob o tema “O Ministério Público e a Arborização de Cidades” com a promotora pública do Recife Alda Virgínia de Moura.

Coordenadores de Mesa: Paisagista Sérgio Chave, Eng. Civil João Guido e Eng. Florestal Ana Lícia Patriota

12h – Almoço

14h – Painel: Planejamento, Parques e Jardins sob o tema “Arborização Urbana de Ibimirim: uma experiência pioneira no Semi-árido de PE” com as arquitetas Salete Santos e Eloah Gouveia.

Painel: Planejamento, Parques e Jardins sob o tema “Praças e Jardins ‘vermelhos’, um legado de Roberto Burle Marx ao Recife” com a arquiteta e mestre Ana Rita de Sá Carneiro.

Coordenadores de Mesa: Eng. Agros Heitor Liberato Jr, Alexandre Queiroz e Rafael Pereira de Lima

15:45h – Coffee Break

16h – Painel: Planejamento, Parques e Jardins sob o tema “Situação atual das reservas ecológicas e manutenção da fitosionomia da Ilha de Itamaracá – PE” com o professor Jean Carlos Leitão Batista.

17h – Mesa Redonda – Paisagismo – Ensino e Pesquisa de Arborização sob o tema “Universidades – Contribuição à Arboricultura e ao Paisagismo das Cidades” com a mestre Ana Lícia Patriota Feliciano. Os debatedores serão: a professora Gilmara Mabel Santos e o mestre Alexandre de Moraes Ferreira.

Dia 09/10

8:30h – Painel: Arborização – Conflitos Urbanos e Soluções sob o tema “Sistema Elétrico e a arborização urbana: conflitos e soluções” com o eng. agrônomo Tadeu Viana de Pontes.

Painel: Arborização – Conflitos Urbanos e Soluções sob o tema “Arborização e Qualidade de Vida no Meio Urbano” com o professor Roskin Marinho de Freitas.

Coordenadores de Mesa: Arq. Antônio Aristóteles, Eng. Agros. Alexandre Queiroz e Carlos Medeiros

10:15h – Coffee Break

10:30h – Mesa Redonda: Arborização Urbana, Experiência e Gestão sob o tema “EQM Ambiental: diagnóstico ambiental de linhas de rede” com o engenheiro florestal Francisco de Assis Diniz de Carvalho Jr. O debatedor será o engenheiro agrônomo Tadeu Viana de Pontes.

Coordenadores de Mesa: Arq. Maria Alice de Lourdes, Eng. Agro. Carlos Medeiros e Arq. Mariana Braga.

12h – Almoço

14h – Painel: Paisagismo e Sustentabilidade Ambiental sob o tema “O paisagismo como uma ferramenta ambiental sustentável” com a mestre Daiane Felberg.

Painel: Paisagismo e Sustentabilidade Ambiental sob o tema “O paisagismo como uma ferramenta ambiental sustentável” com a arquiteta Maria do Carmo Braga e com a arquiteta Isabel Fonseca Faro.

Coordenadores de Mesa: Eng. Agros. Marcos Renato, Alexandre Queiroz, Franzoni Mattos e Eng. Civil João Guido

15:45h – Coffee Break

16h – Painel: Paisagismo e Sustentabilidade Ambiental sob o tema “ICMS Verde: vantagens na arborização de cidades” com o diretor de benefícios fiscais da Secretaria da Fazenda, Roberto de Abreu e Lima Almeida.

Painel: Paisagismo e Sustentabilidade Ambiental sob o tema “Condomínios autossustentáveis”, arquiteto Antônio Aristóteles Bastos.

17h – Carta de Garanhuns – Pedro Mendes, Ricardo Martins e Rafael Pereira Lima.

Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo