Crea-PE

Romantismo dará o clima do Sextou no Crea com ART desta sexta-feira (18)

A apresentação será do engenheiro civil, músico e compositor Rubens Dantas, com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, como convidado

A paixão pela matemática levou Rubens Dantas à engenharia. Desde os 11 anos, o engenheiro civil ensinava a disciplina para crianças da vizinhança. Já a música veio mais fortemente pela influência dos amigos. A turma costumava se reunir na “Esquina do Pecado”, um local de encontro com os amigos, no Bairro Petrópolis, em Caruaru, e um dos amigos fazia o maior sucesso tocando violão.

Resolveu trocar seu patinete pelo primeiro violão. “Um azul bem feio”, recorda Dantas. Sorte é que ele estudava com João Batista e Francisco, filho de mestre Osvaldo, aquele imortalizado na canção “Tareco e Mariola”, de Petrúcio Amorim. “Eles levaram para a oficina do pai, que tirou toda a tinta e arrumou. Ficou uma beleza”, lembra o engenheiro.

Violão repaginado, foi o tempo de aprender a tocar. Um amigo ensinou os primeiros acordes. Depois, foi observando os outros tocando. Já mais velho, fez um curso de violão clássico. No seu repertório, baladas românticas. Fã de Roberto Carlos, da Jovem Guarda, Elvis Presley e Renato e seus Blue Caps, levou essas referências para compor suas músicas.

Gravou seu primeiro CD, que batizou de Emoções. Reuniu composições que fez desde a adolescência. Vai apresentar suas músicas no programa Sextou no Crea com ART, nesta sexta-feira (18). A playlist com 10 músicas está no Spotify e pode ser ouvida clicando aqui. Dantas conta que a oportunidade de se apresentar partiu de um convite do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. “Minha filha entregou meu CD para ele e aí ele teve a ideia de me chamar para participar”, conta Dantas que retribuiu o convite e chamou Lucena para participar do programa como seu convidado.

Para esta sexta-feira, Rubens Dantas vai apresentar suas músicas e canções de seus ídolos. Além das gravadas, Dantas conta que tem duas músicas inéditas prontas. Caberá a Adriano Lucena falar sobre o Sextou. O programa, inclusive, passou por uma reforma e voltou a ser apresentado no final do ano passado.

Os programas são transmitidos pela TV Crea-PE, no YouTube, com a apresentação da jornalista Danielle Ferro. No novo formato do Sextou, os programas são realizados no estúdio Cine TV Nordeste e conta com o patrocínio da Copergás.

A proposta do programa é dar espaço para as artes das exatas. No Sextou, os profissionais das engenharias, agronomia e geociências têm um local para apresentar seus talentos, seja na música, teatro, pintura, cinema, escultura, dança. Para participar é simples. Basta entrar em contato pelo número: (81) 9 8759.1084, que também é WhatsApp.

O novo formato tem também um viés socioeducativo, com a coleta de livros doados. Um mecanismo de incentivo à leitura. O projeto está arrecadando publicações de todos e quaisquer temas para doações a instituições públicas, como bibliotecas e escolas.

Os livros podem ser deixados na sede do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, Recife. Também podem ser entregues nas inspetorias do Crea, durante o horário de atendimento.

Após a arrecadação dos livros, serão definidos os locais que vão receber as publicações. O Crea-PE fará a entrega e informará a destinação dos livros. Não deixe de contribuir. Conhecimento é melhor quando é partilhado.

Skip to content