Saiba onde será o seu local de votação no dia 08 de novembro

Daqui a oito dias, será a eleição para a presidentes do Confea, Crea-PE e diretores da Mútua para o exercício 2012-2014, no horário de 9h às 19h. Para saber qual o seu local de votação, clique aqui. Nesse dia, não haverá expediente ao público na sede e nas Inspetorias Regionais devido às instalações das urnas eletrônicas nesses locais de votação. Os profissionais poderão ser atendidos nos Escritórios de Boa Viagem e no Sinduscon. No dia 09 de novembro, o atendimento retornará a partir do meio-dia.

Em Pernambuco, os candidatos à presidência do Conselho, são: o engenheiro civil Adriano Lucena (22), o engenheiro eletricista Roberto Freire (27) e o engenheiro civil José Mário Cavalcanti (20). Já os candidatos à presidência do Confea, são: Álvaro Cabrini (15), Francisco Machado (12), José Tadeu da Silva (11) e Luiz Fernando Buch (17). Quanto à eleição para Mútua, Henrique Lins (30) apresenta-se como candidato único para diretor geral e Waldyr Duarte Costa Filho (40) para direto administrativo.

Porque é importante votar

As decisões e funções dos cargos eleitos do Sistema Confea/Crea podem influenciar no dia a dia dos profissionais. Os conselheiros federais, por exemplo, são os responsáveis por examinar e decidir em última instância os assuntos relativos ao exercício das profissões ligadas ao Confea/Crea e julgar em última instância os recursos sobre registros, decisões e penalidades impostas pelos Creas. São eles que baixam e fazem publicar resoluções previstas para regulamentação e execução da Lei 5.194/1966 – que regulamenta as profissões do Confea/Crea  -, julgam, em grau de recurso, as infrações do Código de Ética Profissional e fixam e alteram as anuidades, emolumentos e taxas a pagar pelos profissionais e pessoas jurídicas. O presidente do Confea, por sua vez, convoca e preside as sessões plenárias, e é dele o voto de desempate, designa o relator para os processos e tem direito de veto. Também é ele quem adota as medidas necessárias para realização das finalidades do Confea e faz ser executado o regimento interno.