Salgueiro sedia a 1ª reunião regional preparatória para o 8º Congresso Estadual de Profissional

Recife, 06 de maio de 2013

Profissionais de Engenharia das mais diversas modalidades se reúnem, nesta quinta-feira (09), na cidade de Salgueiro (a 515 quilômetros do Recife) para participar da etapa regional do 8º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP), promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) como parte do processo anterior ao Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), que será promovido pelo sistema Confea/Crea e Mútua, em setembro 2013.

O evento será realizado no Salgueiro Plaza Hotel, na Avenida Coronel Veramundo Soares, 551, (BR 232, Km 500) a partir das 18h30. Os encontros locais, microrregionais ou regionais, como são chamados, têm o objetivo de envolver o maior número possível de profissionais em discussões acerca de políticas, estratégias e programas de atuação, das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. A entrada é gratuita.

De acordo com decisão dos membros da Comissão Organizadora do CEP, o cronograma será o seguinte: Em Garanhuns, o segundo encontro, acontecerá no dia 16 de maio. Já em Caruaru, será no dia 23 de maio. Para o mês de junho, estão definidos os encontros nas cidades de Araripina e Petrolina, nos dias 06 e 07, respectivamente.

As etapas, iniciais antecederão o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado a cada três anos. A oitava edição, que acontecerá este ano, será realizada em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

As propostas que farão parte da edição de 2013 foram colhidas durante a realização da última Soea (69ª edição), em novembro de 2012 e servirão como base para o 8º CNP que terá como tema central “Marco legal, competência profissional para o desenvolvimento nacional”. A escolha do tema aconteceu a partir da tramitação na Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e posteriormente aprovado pelo plenário do Federal.

Após todo o processo nos Regionais, o Confea organizará o Congresso Nacional, que tem duas etapas, intercaladas por oitivas nos estados. Ao todo são três etapas. A primeira etapa do CNP ocorrerá em Gramado, em setembro, paralelamente à 70ª Soea. A segunda etapa são as oitivas – quando os delegados levam o conteúdo das discussões nacionais para seus estados para colherem as últimas contribuições. Depois a etapa conclusiva em Brasília. Para o 8º CNP estão sendo esperados aproximadamente 600 delegados e cerca 540 propostas resultantes dos congressos estaduais.

Em agosto, a equipe organizadora nacional sistematizará as propostas, unificando as que tiverem o mesmo caráter e dividindo-as entre os eixos temáticos. Para a última etapa deverão ser escolhidas 50 propostas para o desenvolvimento da área tecnológica nacional feitas por profissionais de todas as regiões do País.

A Comissão do CEP do Crea-PE é coordenada pelo engenheiro eletricista Plínio Rogério de Sá e tem como membros titulares a engenheira civil Eloisa Bastos Amorim de Moraes e a engenheira de pesca Claudia Fernanda da Fonseca de Oliveira. Como suplentes, o engenheiro civil Leonides Alves Neto; o engenheiro agrônomo Alexandre Paes Krause Gonçalves e o engenheiro eletricista Urbano Possidônio de Carvalho Neto.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE