Santa Cruz do Capibaribe recebe Workshop ART e CAT, realizado pelo Crea-PE, dia 20

Evento está dentro do programa Crea Qualifica e é gratuito para profissionais do Conselho, com certificado de participação

Dúvidas sobre preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico? O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realiza um workshop para esclarecer os questionamentos sobre a emissão destes documentos, dia 20 (sexta-feira), em Santa Cruz do Capibaribe, das 18h às 21h.

O evento está dentro do Programa Crea Qualifica e é voltado para engenheiros, agrônomos, geocientistas e outros profissionais que trabalham com análise e emissão de ARTs e CATs em instituições públicas e privadas. O workshop é gratuito e concede certificado de participação.

Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição, via Google Forms, disponível no QR Code dos cards acima ou clicando aqui. O evento está incluído num cronograma de 15 workshops que estão sendo realizados desde setembro e agora em outubro em todas as regiões do Estado. Em Santa Cruz, acontecerá na Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos (ETE), localizada em Santa Tereza.

Pela programação, às 18h é feito o credenciamento dos profissionais, com coffee break. A abertura acontece às 18h20. Já às 18h30 tem a primeira palestra sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica, com início de perguntas sobre o tema às 19h10. A segunda palestra será às 19h30, sobre a Certidão de Acervo Técnico, com espaço para dúvidas e debate às 20h10. O encerramento está previsto para 20h30.

No primeiro ano da gestão, o Crea-PE lançou a campanha para reduzir as falhas no preenchimento da ART e CAT, com a campanha Erro Zero e vem realizando diversos treinamentos. Até porque, a ART é obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea, conforme a Lei nº 6.496/77. Para o profissional, o registro da ART garante a formalização do respectivo acervo técnico, que possui fundamental importância no mercado de trabalho para comprovação de sua capacidade técnico-profissional.

Para a sociedade, a ART serve como um instrumento de defesa, pois formaliza o compromisso do profissional com a qualidade dos serviços prestados. A CAT, por sua vez, é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a ART pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional.