Secretário estadual de desenvolvimento participa da reunião do movimento Transnordestina Já

Guilherme Cavalcanti traçou um panorama da atual situação da ferrovia e as ações do governo estadual para assegurar a retomada da obras no trecho Salgueiro-Suape, em reunião, nesta segunda-feira (22), no Crea-PE

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, participou, nesta segunda-feira (22), da reunião do movimento Transnordestina Já, capitaneado pelo Crea-PE. Cavalcanti traçou um panorama da situação atual da ferrovia e falou sobre as estratégias para assegurar a retomada das obras no trecho Salgueiro-Suape, que totalizam 544 quilômetros.

Na última sexta-feira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu, em visita a Pernambuco, que o Governo Federal vai concluir a Transnordestina. Para Cavalcanti, o desafio agora é fazer com que o Governo Federal reassuma as obras, com recursos do Orçamento Geral da União, e monte a estratégia de execução, em um novo modelo de concessão.

“Nosso discurso é o desenvolvimento do Nordeste. Quando estiver pronta, a ferrovia será fundamental para a região”, ressaltou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Ele destacou a importância do protagonismo do movimento Trasnordestina Já na articulação pela retomada das obras, que podem beneficiar Pernambuco e Ceará, diretamente, e outros estados da região indiretamente, além do envolvimento do setor produtivo e da sociedade civil na defesa da ferrovia.

“É necessário pensar no projeto como um eixo de desenvolvimento para o Nordeste, e isso passa por uma decisão política”, complementou o presidente do Sinduscon, Antônio Barreto Couto.

Na reunião também foram abordadas a viabilidade econômica da ferrovia Transnordestina e as articulações do movimento Transnordestina Já, que conta com a participação de representantes do setor produtivo do Estado. Também estiveram presentes no encontro os integrantes do Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE, o coordenador-adjunto, Roberto Muniz, João Recena e Tonico Araújo, além do assessor da FCDL, Francisco Cunha, e Arlindo Teles, brand officer do Instituto Engenheiro Joaquim Correia.