Segunda etapa do CNP será entre 8 e 11 de dezembro

Brasília, 29 de outubro de 2013.

Durante a sessão plenária 1404 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), foi definido o período de 8 a 11 de dezembro para realização da segunda etapa do 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será em Brasília. Como nessa fase serão discutidos e validados os resultados sistematizados da 1ª etapa, também foi agendada Sessão Plenária Extraordinária do Conselho, no período da tarde do dia 10, para recebimento formal e devidos encaminhamentos dos resultados do CNP. A mudança de data do Congresso – inicialmente programado para o período de 9 a 11 de novembro – foi motivada, entre outros fatores, pela realização das comemorações dos 80 anos do Confea, que será no dia 11 de dezembro. Nesta data, às 10h, será organizada sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados Federais, onde são esperadas lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. De acordo com a Decisão Plenária, foi levado em consideração o “princípio da economicidade, evitando a duplicação de gastos com os eventos do CNP, aproveitando a ocasião da homenagem aos 80 anos, onde já estarão presentes em Brasília, todos os delegados do 8º CNP, inclusive os conselheiros federais”. Com a presença dos 708 delegados estaduais do Congresso, pretende-se chamar atenção do Legislativo para os assuntos prioritários da área tecnológica que irão proporcionar a modernização do marco legal do Sistema.

A partir da nova data definida em decisão plenária, o Confea já iniciou o levantamento do local adequado à realização da 2ª etapa do CNP. A definição será comunicada nos próximos dias.

Oitivas estaduais

Atualmente, estão sendo realizadas oitivas nos estados. Até 14 de novembro, serão analisadas pelos delegados estaduais a classificação e os agrupamentos feitos em torno das propostas geradas pelo tema central do 8º CNP: "Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional". Segundo o assessor especial para a 8ª edição do Congresso, engenheiro eletricista Edison Flávio Macedo, essa é “mais uma oportunidade para que os delegados possam contribuir para a melhor redação dos anteprojetos de lei e minutas de resolução”.

Balanço da primeira fase do Congresso

Até chegar à segunda etapa do CNP, foram realizados 500 eventos precursores, entre março e julho, com a participação de aproximadamente 50 mil profissionais que apresentaram 10 mil proposições. Em uma etapa de sistematização, essas propostas foram consolidadas em 1500 e apresentadas, entre maio e julho, nos 27 Congressos Estaduais, onde estiveram reunidos 4 mil participantes. Dessa etapa estadual, renderam 438 proposições, posteriormente consolidadas em 61 propostas nacionais que foram levadas à primeira etapa, realizada em Gramado entre 11 e 14 de setembro. Essa fase nacional reuniu 1.035 participantes, sendo 493 delegados, 84 convidados e 493 profissionais. Nessa etapa e após apreciação das 61 sugestões, chegou-se às 49 Propostas Nacionais Sistematizadas. Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea