Segundo dia da Imersão Bahia Pernambuco foi marcada por visita técnica à Barragem de Sobradinho, na Bahia

Encontro foi realizado pelo Ibape-PE e Ibape-BA, com total apoio do Crea-PE e Crea-BA em evento realizado e Petrolina (PE) e Juazeiro (BA)

O último dia da Imersão Bahia Pernambuco (I-BA-PE), realizada pelos Institutos Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ibape-PE) e Bahia (Ibape-BA) foi marcado pela visita técnica à Barragem de Sobradinho. O encontro é uma ação inédita entre os dois estados e que conta com o apoio dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de Pernambuco e da Bahia.

Os profissionais ficaram impressionados com a grandiosidade da barragem. Instalada no rio São Francisco, em Sobradinho (BA), a barragem tem, além da função de geração de energia elétrica, a de principal fonte de regularização dos recursos hídricos da região. Os engenheiros e engenheiras que fizeram o tour guiado pelos funcionários da Chesf, responsável pela instalação, e puderam entender todo seu funcionamento.

A visita foi comandada pelos presidentes do Ibape-PE, Gustavo Farias, e Ibape-BA, André Tavares, na manhã deste sábado (29). Por estar em manutenção técnica, os profissionais não puderam ver o funcionamento da eclusa. Esta câmara tem 120 m de comprimento por 17 m de largura. Isso permite às embarcações vencerem o desnível de 32,5 metros criados pela barragem.

O complexo de Sobradinho foi inaugurado em 1982. Abriga um reservatório de cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d’água de 4.214 km2 e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos. Isso o qualifica como maior lago artificial do mundo.

“A retomada das grandes obras em Pernambuco, como Transposição, Transnordestina, Refinaria de Suape vai precisar de mão de obra técnica e qualificada e um evento como este, realizado pelo Ibape-PE e Ibape-BA, vem exatamente preparar estes profissionais para o mercado de trabalho”, pontuou o vice-presidente do Crea-PE, Clovis Segundo. Ele participou do encontro como palestrante e da visita a Sobradinho.

O I-BA-PE começou nesta sexta-feira (28), com a participação do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, na composição da mesa de abertura. Na ocasião, ele reforçou a importância da qualificação de qualidade para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências.