Segundo encontro de Integração com as Inspetorias do Crea-PE é realizado em Garanhuns

Momento possibilitou que profissionais interagissem mais e compartilhassem as pautas de interesse de cada região

Com o objetivo de promover cada vez mais aproximação entre a gestão e os profissionais do Estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realizou, nesta quarta-feira (08), o segundo Encontro de Integração da Presidência com as Inspetorias de 2023. O evento, realizado no Dia Internacional da Mulher, aconteceu em Garanhuns, no Agreste do Estado, onde mais tarde será realizado o I Encontro de Mulheres Engenheiras do Agreste de Pernambuco.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, dividiu seu tempo de fala com o superintendente técnico e de gestão, Nielsen Christianni. Ambos saudaram as mulheres presentes no encontro e reforçaram a importância desse espaço de integração para que todos possam entender e acompanhar mais de perto as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo Conselho em todo o Estado, sobretudo através das inspetorias. Em sua fala, Adriano exaltou a importância da luta e articulação feminina para chegar aos espaços hoje ocupados em sociedade e agradeceu a cada uma que se dedica a exercer esse papel em favor das engenharias, da agronomia e das geociências.

Na primeira parte do encontro, além dos alinhamentos gerais para ajustar o cronograma de trabalho, os inspetores puderam compartilhar um pouco das pautas de suas regionais que necessitam de uma interlocução do Crea, como a questão dos incidentes com tubarão na orla da Região Metropolitana do Recife. Foi sugerida a criação de grupos ou comissões temáticas interdisciplinares para que essas discussões possam ser amadurecidas e os encaminhamentos melhor direcionados.

À tarde, foi a oportunidade dos inspetores conhecerem melhor o Programa de Convênios e Parcerias do Crea-PE. Foram apresentadas as atuais empresas parceiras, metodologia e pré-requisitos para abordagem de um possível parceiro. O objetivo é que o programa possa ser ampliado ainda mais no interior com o apoio das inspetorias. Os profissionais podem sugerir empresas que tenham interesse para que se busquem os caminhos para trazer esse benefício para todos.

Para o presidente do Crea-PE, o encontro trouxe um debate muito positivo. “Foi excelente a participação de todos. Tivemos representantes das 17 inspetorias do Estado e falamos sobre diversos assuntos pertinentes a cada uma delas. Nós agradecemos o esforço de cada um para que essa aproximação seja fortalecida, pois ela nos ajuda a construir um Crea mais forte e atuante, a favor dos profissionais e toda a sociedade”, destacou Adriano Lucena.

Para a engenheira civil e inspetora de Jaboatão dos Guararapes, Ana Sampaio, os encontros de integração oportunizam a troca de experiências entre as regionais. “Esses encontros são maravilhosos porque cada região expõe seus problemas e o que está acontecendo na sua cidade. Hoje, por exemplo, eu trouxe à atenção dos colegas a situação das nossas praias urbanas, que vem registrando sucessivos incidentes com tubarão, e isso precisa receber uma atenção das Engenharias – ambiental, de pesca, de segurança etc – para analisarmos, junto aos outros atores sociais envolvidos, o que pode ser feito”, detalhou a inspetora.

“A integração realizada aqui na cidade de Garanhuns promoveu uma excelente vivência sobre as demandas profissionais e as discussões sobre a participação e o espaço das mulheres no meio profissional e no ambiente de trabalho. As reuniões de integração dos inspetores são muito importantes para entender e ajudar nas soluções dos desafios e particularidades dos profissionais e da sociedade civil de cada região do Estado, além de uma grande oportunidade dos inspetores e inspetoras contribuirem e cobrarem medidas do CREA sobre as necessidades e apoio nos projetos de cada inspetoria”, declarou o inspetor Coordenador da Inspetoria de Goiana, o geólogo Winston Spencer.