Sextou no Crea com ART retorna em grande estilo com Almir de Oliveira, do Ave Sangria

Projeto conta agora com parceria da Copergás e será gravado em estúdio; exibição está marcada para as 19h desta sexta-feira na TV Crea-PE

Após hiato para reformulação, o Sextou no Crea com ART está de volta com novidades. O Conselho firmou parceria com a Copergás e agora o projeto que mescla engenharia, agronomia e geociências com arte será gravado no estúdio Cine TV Nordeste e contará com a apresentação do engenheiro Flávio Domingues e da jornalista Danielle Ferro. Para este retorno foi convidado o engenheiro civil e de segurança do trabalho Almir Oliveira, artista celebrado pelo trabalho desenvolvido na cultuada banda pernambucana Ave Sangria. A edição contará ainda com a presença especial do cantor Cássio Sette. O bate-papo está marcado para as 19h desta sexta-feira (17) na TV Crea-PE

Almir de Oliveira nasceu no Recife e seu contato com a arte começou desde cedo, quando, aos 14 anos, passou a escrever poesias. O passo seguinte foi aprender violão e tocar com sua banda em bailes dos anos 60. Depois de participar de alguns conjuntos, formou o Ave Sangria e conquistou fãs e um lugar de destaque na história da música com seu rock psicodélico.

Almir elogiou a iniciativa do Crea, pois acredita que ela pode não só conversar com músicos conhecidos, como também revelar novos artistas, que, segundo ele, estão presentes dentre os agrônomos, geocientistas e engenheiros.  O “músicoengenheiro” está bastante animado para participar mais uma vez do Sextou no Crea com ART e defende a necessidade de desenvolver a sensibilidade e o pensamento intuitivo que a arte proporciona.

“Estou muito feliz com a iniciativa. A gente vive numa sociedade muito calculista e tendemos a usar nosso cérebro pra questões voltadas para a sobrevivência. Mas a arte desenvolve este outro lado do cérebro ligado à sensibilidade, à comunicação com os amigos e a natureza. É uma ferramenta a serviço de nossa felicidade”, conta.

O músico revela que sempre foi apaixonado pela engenharia, especialmente a de segurança do trabalho, onde desenvolveu uma visão apurada sobre a necessidade de prevenção. Mas foi na arte que encontrou muitas das respostas sobre quem ele é. Almir, que hoje tem 73 anos, fala de alguns problemas de coração – felizmente já resolvidos – que o abalaram emocionalmente e o fez buscar terapia.

“Eu já tinha feito terapia antes e não gostei. Então, dessa vez, sugeri à psicanalista sair um pouco do convencional e levava comigo para as sessões o violão para apresentar minhas músicas. A profissional começou a me observar através delas e me disse coisas que eu nem sabia que estavam lá dentro. A arte tem esse poder. Nossa vida é uma obra de arte”, arremata.

Cassio Sette, que também é amigo de Almir, tece elogios ao artista: “Estou muito contente de participar desse projeto que abre os braços para engenheiros artistas ao lado de Almir de Oliveira, um artista do qual sou fã número 1 e amigo. Sempre canto músicas dele, tendo inclusive gravado “Sundae”, uma composição dele com Marco Polo no meu disco O Medo da Dor”, disse.

Para Adriano Lucena, a realização do Sextou é uma forma de estimular a criatividade e desenvolver no debate do Sistema maior integração com outros campos, fomentando novas ideias. “Precisamos que o Conselho ocupe um espaço de protagonismo na vida do profissional, acabando com a antiga ideia de que a instituição cumpre apenas uma função cartorial. A expectativa para a primeira edição reformulada do projeto é alta, pois a parceria com a Copergás vai ampliar esse diálogo da engenharia, agronomia e geociências com o campo das artes, criando o ambiente propício para novas ideias”.

APOIO

O Sextou no Crea conta agora com o apoio da Copergás, o que permitiu sua reformulação para trazer arte para o universo das engenharias, agronomia e geociências. Na ocasião, André Campos, presidente da companhia, celebrou a iniciativa. “O apoio da Copergás ao projeto ‘Sextou com Art no CREA’ vai muito além do mero patrocínio institucional. Trata-se de mais uma face da parceria que une a nossa Companhia ao Conselho. Essa colaboração foi consolidada ao longo dos anos, especialmente pelas atividades desenvolvidas pela Copergás para criar a rede de distribuição do gás natural no nosso Estado. O CREA de Pernambuco tem uma longa história, de compromissos sólidos com as grandes questões regionais e nacionais. Por tudo isso, é motivo de muita alegria estarmos juntos novamente”.