Crea-PE

Estagiários recebem capacitação e boas vindas de direção do Crea-PE

Estudantes fazem parte do projeto Crea na Comunidade, que está sendo realizado pelo Habite Melhor, da Universidade de Pernambuco

Os estagiários selecionados para os projetos Crea na Comunidade e Habite Melhor – Assistência Técnica à Habitação foram recebidos pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e parte da diretoria nesta terça-feira (14). No encontro, os estudantes de engenharia civil da Universidade de Pernambuco (UPE) receberam também capacitação de segurança do trabalho.

Lucena deu as boas vindas aos estudantes. Na sua fala, destacou que a gestão do Conselho tem a preocupação de trazer o debate do papel social da engenharia. O projeto Crea na Comunidade vai levar assistência técnica a cinco comunidades, escolhidas dentro do projeto Habite Melhor. A UPE e o Crea assinaram um termo de cooperação técnica para viabilizar esta parceria.

Três comunidades já foram escolhidas e visitadas pelos estudantes e gestores do Habite Melhor e Crea. São elas: Mangueira da Torre, Coqueiral e Vila Independência, que fica no Brejo de Beberibe. As outras duas estão em definição.

Os estudantes também receberam as boas vindas do primeiro vice-presidente do Crea-PE, Roberto Freire. Também da segunda diretora administrativa, Eloisa Basto, que apresentou aos estagiários o Programa Mulher, que o Crea implantou para estimular o protagonismo da mulher nas engenharias, agronomia e geociências. Também esteve presente no encontro a gerente de Recursos Humanos do Crea-PE, Lívia Estrela.

O chefe de Gabinete, Ermes Costa, destacou a importância de levar assistência técnica às comunidades carentes, um privilégio que eles estão tendo com este estágio. Segundo ele, ao oferecer essa assistência, indiretamente, há a geração de renda e emprego à medida que as obras são realizadas, abrindo contratações para engenheiros.

Todas as falas para os alunos foram colocando o Crea à disposição para o aprendizado dos futuros engenheiros. Os dez universitários foram selecionados no final de novembro. A oferta de bolsas para estudantes é fruto do termo de cooperação técnica firmado entre as duas entidades: UPE e Crea. Os alunos vieram acompanhados de Rafaela Cavalcanti, arquiteta e urbanista, doutora em desenvolvimento urbano, professora adjunta da Escola Politécnica da UPE e coordenadora do Projeto Habite Melhor.

Após as boas vindas, os alunos tiveram capacitação em segurança do trabalho, ministrada por Ludmila Albuquerque, da Assessoria de Segurança e Saúde do Trabalho do Crea-PE. Os estagiários também receberam equipamentos de proteção individual (EPIs) para quando forem realizar suas funções em campo.

Skip to content