Sinaenco debate desafios do Recife para garantir presença na Copa das Confederações

O Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) e o Portal 2014 retornam, em mais uma rodada de eventos técnicos, às cidades que vão sediar a Copa das Confederações para conhecer as soluções de infraestrutura e os preparativos de cada local para o evento que será o grande teste para 2014.

Apesar de estar ainda indefinida como sede da Copa das Confederações, Recife será a primeira cidade a receber o seminário, no dia 9 de maio. A intenção é justamente reunir as autoridades públicas estaduais e municipais e a comunidade da arquitetura e da engenharia para avaliar a evolução dos trabalhos que podem garantir à cidade o direito de sediar partidas em 2013.

Estão confirmadas no evento técnico as participações do secretário-executivo de Supervisão Técnica da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, Silvio Bompastor, do diretor de Marketing da SPE Arena Pernambuco, Frederico Akira Campos, do secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, do diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Barreto Coutinho Bezerra de Menezes,  e do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Barros Carvalho.

Preparação para 2013

Um dos trunfos de Recife no momento são as obras de mobilidade urbana. À exceção da construção do Terminal Cosme Damião, ainda sem data de início, as demais obras seguem dentro do prazo, incluindo a implantação dos BRTs e a reestruturação do Corredor da Via Mangue. Além disso, o aeroporto do Guararapes, que passou por intervenções recentes, tem um dos melhores índices de conforto para o usuário entre as doze cidades-sede.

A grande preocupação para 2013 são as obras da Arena Pernambuco, com índice de execução próximo a 35%. A projeção da Secretaria da Copa do estado é alcançar a marca de 49% até junho, mesmo mês em que o Comitê Organizador Local confirma se Recife sediará partidas da Copa das Confederações.

O seminário técnico do Sinaenco e do Portal 2014 será realizado no JCPM Trade Center (Av. Engº Antônio de Góes, nº 60 – Pina), das 14h às 18h30. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. Inscrições abertas no: http://www.portal2014.org.br/eventos/roadshow2012/roadshow-recife/Inscricoes.aspx

14h00 – Painel de exposições

Recife na briga pela Copa das Confederações: a evolução da Arena Pernambuco

• Atual estágio das obras e perspectiva de conclusão