Home > Arquivo > Último encontro regional para o CEP acontece com êxito em Caruaru

Último encontro regional para o CEP acontece com êxito em Caruaru

Engenheiros, arquitetos, agrônomos e demais profissionais ligados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) se reuniram em Caruaru para discutir propostas de melhorias para as profissões. A terra do maior São João do mundo foi palco do último Encontro Preparatório Regional para o 7º Congresso Estadual de Profissionais, realizado na noite da última segunda-feira (03), no auditório do Hotel Eduardo de Castro.

No evento, autoridades da região como o secretário de Infraestrutura de Palmares, Clodomir Azevedo, e o secretário de Obras de Agrestina, Marcos Heleno, além de representantes de instituições de ensino, estavam presentes na platéia. O presidente do Crea-PE, o engenheiro civil José Mário Cavalcanti, deu início ao encontro ressaltando a satisfação em ter contado com a ampla participação dos profissionais em todas as regionais, Goiana (03/04), Serra Talhada (13/04), Araripina (22/04), Petrolina (23/04), Garanhuns (26/04) e, por fim, Caruaru. “Este é o momento para modificarmos ou aperfeiçoarmos o nosso sistema. Precisamos ocupar espaço e manter a credibilidade perante a sociedade, estando mais próximos e eficientes na prestação de serviços”, disse o presidente.

O superintendente do Conselho, Osvaldo Fonsêca, palestrou sobre o funcionamento do Sistema Confea/Crea e destacou as resoluções que integram o código de ética, o registro profissional, a distribuição das atribuições profissionais, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Acervo Técnico. “Essas são as resoluções mais importantes para o exercício profissional. O Acervo Técnico, por exemplo, é válido para a vida toda, é o currículo do profissional”, disse Fonsêca.

Também parte integrante do Sistema, a Caixa de Assistência ao Profissional (Mútua) foi apresentada aos presentes. Após a passagem de um vídeo educativo, o diretor Marcelo Tabatinga explicou os benefícios oferecidos pela Mútua. “A partir do próximo dia 22 estaremos com o Saúde Mútua, o plano de saúde exclusivo para o associado”, contou Tabatinga.

Além da organização do Sistema, foram abordados os temas: Formação Profissional e Inserção Internacional. Sobre formação profissional, o diretor do Clube de Engenharia de Pernambuco, Hiroshi Fujino, explicou a necessidade de acompanhar as inovações tecnológicas, além de apresentar um breve histórico da formação do engenheiro no Brasil. Fujino incitou a platéia a pensar sugestões de melhorias perguntando que tipo de ações o Crea tem feito para valorizar o profissional.

A última palestra foi ministrada pelo presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, que possui amplo conhecimento e experiência no assunto. José Mário falou sobre Inserção Internacional, o desenvolvimento econômico e tecnológico do país e a globalização. “Qualquer inserção internacional tem que se dar por força da realidade de cada um. Podemos explorar iniciativas como a cooperação lateral e multilateral, ajudas humanitárias, ações de integração de mercado e comércio internacional”, exemplificou.

Desenvolvimento – O presidente explicou ainda o Movimento Pensar Pernambuco, lançado por ele no município de Goiana, onde aconteceu o primeiro encontro do CEP. Homologado em todos os municípios contemplados pelo evento, o Pensar Pernambuco se propõe a unir os profissionais responsáveis pela implementação da infraestrutura física do país para refletir sobre ações práticas para o desenvolvimento do Estado. “Vamos pensar juntos um planejamento estratégico dentro da ótica do crescimento econômico com justiça social”, comentou.

Os profissionais do Sistema Confea/Crea participarão agora, gratuitamente, nos próximos dias 14 e 15 de maio, no Recife Praia Hotel, do Congresso Estadual de Profissionais. Com a sistematização das propostas recebidas nas regionais, a comissão do CEP apresentará as sugestões de melhorias para votação e encaminhamento ao 7º Congresso Nacional, que será realizado em agosto, na cidade de Cuiabá (MT). Mais informações através do site www.creape.org.br.

Check Also

Novo diretor financeiro da Mútua será eleito hoje

Cumprindo determinação do Confea, através da Resolução 1.117/19, bem como a Deliberação nº 147/2020-CEF, aprovada …