Crea-PE

Um brinde ao 3º Seminário Pernambucano de Arborização Urbana

 

Após a programação de palestras e debates do 3º Seminário de Arborização Urbana, que se encerrou na última sexta-feira (02), um grupo convidado realizou visita técnica, no sábado (03), ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (BI MTZ) e à Vinícola Ouro Verde. Na vinícola, a equipe comemorou o êxito de mais um encontro com discussões voltadas para a arboricultura do Estado.
 
A primeira parada foi o 72º BI MTZ. O coronel Helvétius Marques já estava a postos esperando o grupo. Bem humorado, o oficial brincou pedindo que todos entrassem em formação de três em três e seguissem suas orientações. No auditório, o coronel Helvétius falou sobre as atividades desempenhadas pelo Batalhão que tem 36 anos de caatinga e também abordou o Exército Brasileiro de forma geral. “Segundo pesquisa, oscilamos em segundo ou terceiro lugar em confiabilidade entre a população brasileira”, contou. Depois da palestra do coronel, o grupo fez um passeio na área de preservação do Batalhão, localizado em plena caatinga.
 
A visita a vinícola que produz os vinhos Terranova, da Miolo Wine Group, aconteceu logo após a saída do Batalhão. A fazenda está localizada no município de Casa Nova, na Bahia, a 66 km de Petrolina. No local, os visitantes passaram pelos vinhedos e conheceram todo o processo de produção do vinho do Vale do São Francisco. “O diferencial do Vale é que somos os únicos a produzir três vezes durante o ano. Isso porque temos sol quase o ano inteiro”, explicou a enóloga Mara Andrade.
 
A vinícola produz anualmente dois milhões de litros entre vinhos e espumantes e mais 520 mil litros de vinho para brandy, em 200 hectares de vinhedos. As principais uvas cultivadas no local são: as tintas Shiraz, Cabernet Sauvignon e Tempranillo; e as brancas Chenin Blanc, Verdejo, Sauvignon Blanc e o carro-chefe, as Moscatéis. Durante a visita, os participantes fizeram a degustação de vinhos e espumantes.
 
*Veja fotos do seminário e das visitas no www.flickr.com/photos/creape
 
Vanessa Bahé
ASC Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo