Crea-PE encerra 2019 comemorando 85 anos de fundação

Numa das mais bonitas e prestigiadas agendas realizadas nos últimos anos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), engenheiros, agrônomos, profissionais das geociências que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua e convidados participaram, na noite da quarta-feira (18.12), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFPE, da Plenária Solene do Crea-PE.  Neste ano, além das homenagens a diretores, ex-conselheiros, profissionais voluntários, alunos laureados, entidades e profissionais que se dedicam à valorização e qualificação das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea com medalhas e certificados, foram feitos o lançamento de selo e o descerramento de placa em homenagem aos 85 anos de fundação do Conselho.

Logo após a abertura da sessão Solene, foram convidados ao palco o atual presidente da Federação Nacional de Engenharia de Pesca (FAEP), Eliseu Francisco Cordeiro, o conselheiro da FAEP, Augusto Nogueira e o presidente eleito para o triênio 2020/2023, conselheiro do Crea-PE, engenheiro de Pesca José Carlos Pacheco para a posse formal como o novo presidente da entidade.

Em seguida, representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, conduziram a solenidade de lançamento do selo exclusivo, com a logomarca dos 85 anos do Crea-PE.

A gestora de RH dos Correios, Cintia Asfora, falou dos 356 anos dos Correios e do valor histórico do selo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – PE. Também destacou a importância do Conselho e das contribuições que os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências neste momento em que o País dá sinais de retomada do crescimento. Na sequência, o presidente Evandro Alencar, o 1º vice-presidente Roberto Muniz e o conselheiro federal, Waldir Duarte Costa Filho, além da representante Cintia Asfora fizeram, individualmente, a obliteração do selo comemorativo.

Em seguida, foi feito, pelo presidente Evandro Alencar e o conselheiro federal, Waldir Duarte Costa Filho, o descerramento da placa em homenagem a todos que compõem o Crea-PE no ano do seu 85º aniversário de fundação.

No discurso, o presidente ressaltou todas as ações institucionais e administrativas que realizou durante 5, dos 6 anos de mandato para os quais foi eleito e que serão concluídos em dezembro de 2020. Durante a sua fala foram mostradas as imagens mais representativas dessas realizações. O presidente também agradeceu a todos que contribuíram para o alcance dos importantes objetivos, renovando o desejo de poder contar com o mesmo empenho no exercício de 2020, para o qual se disse disposto a continuar trabalhando em prol dos profissionais e da sociedade pernambucana.

Na oportunidade, foram entregues os Diplomas do Mérito aos alunos laureados dos cursos das Engenharias Civil, Ambiental, de Produção, Química, Mecânica Industrial, Mecânica, Elétrica Modalidades Eletrotécnica e Telecomunicações, Agronomia, Agronomia Ambiental e de Engenharia de Pesca das Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Faculdade Boa Viagem (FBV).

Aos diretores de 2019, foram entregues Certificados de Função. Já aos conselheiros que atuaram no triênio 2016/2018 foram entregues também pela mesa diretiva os Certificados de Serviços Relevantes Prestados à Nação. O Certificado que caberia ao conselheiro Hermínio Filomeno da Silva, falecido em março deste ano, foi entregue, in memoriam, pelo presidente Evandro Alencar a viúva, Irajacira Beltrão Silva.

Para lembrar e homenagear o conselheiro Hermínio Filomeno, foi apresentado um vídeo com depoimentos de pessoas que o conheceram de perto. Ele foi um defensor das ações de acessibilidade nos diversos espaços públicos.

Durante a reunião, também foram homenageados com a Certidão de Acervo Social (CAS), os profissionais que contribuíram, voluntariamente, com a prestação de serviços à sociedade, em especial nos que se referem à emissão dos Relatórios de Vistoria sobre o acidente no Empresarial ITC, condições de segurança da Barragem de Serro Azul, Blitz do Crea no Rio Ipojuca e pelo Relatório de Vistoria sobre a estrutura do Hospital Getúlio Vargas.

A medalha do Mérito Tecnológico Pelópidas Silveira instituída pelo Conselho para homenagear profissionais que desenvolveram ações tecnológicas de grande impacto social, foi entregue pelo presidente do Conselho, ao engenheiro civil Pedro Pereira Cavalcante Filho.

Também foram agraciados com a Medalha do Mérito Lauro Borba, por reconhecimento aos serviços prestados em prol da Engenharia e Agronomia, os engenheiros Mário de Oliveira Antonino, Alberto Casado L. Júnior, Roberto José Ribeiro Gomes da Silva, Eudes de Souza Correia, Jário Pereira Pinto, Breno Rodrigues e o geólogo João Alberto de Oliveira Diniz.  O engenheiro Joaquim Correia Xavier de Andrade Filho foi representado pelo seu filho Tibério Wanderley Correia que recebeu a medalha concedida, in memoriam.

O presidente Evandro Alencar entregou, ao presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, placa comemorativa em alusão aos 100 anos de fundação da entidade de classe. Por fim, representando o presidente da Academia Pernambucana de Engenharia (APEENGE), o engenheiro civil Maurício Pina, recebeu certificado de homenagem à instituição pelos seus 2 anos de fundação.

Após o encerramento da plenária, foi cortado um bolo em homenagem ao aniversário do Crea-PE.

Prestigiaram ainda a solenidade, representando o presidente do Conselho Federal de Engenharia (Confea), Joel Krüger o conselheiro federal pelo estado Rio de Janeiro, Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, conselheiros do Crea-PE, inspetores regionais, integrantes do CreaJr-PE, empresários e representantes de outros conselhos, como o de Educação Física.