Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional é instalada para a defesa das Engenharias

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar participou, acompanhado do conselheiro federal por Pernambuco, Waldir Duarte Costa Filho, na tarde da terça-feira (09), na Câmara dos Deputados, da instalação da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional. A ação contou com a presença de lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A Comissão, que tem por objetivo defender interesses dos profissionais, atuando em defesa da infraestrutura e desenvolvimento nacional, além de fortalecer a importância da integração entre o setor produtivo e o parlamento, tem como presidente o deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE).

Dentre as muitas ações da Frente Parlamentar estão à luta para criação de mecanismos mais eficazes que impeçam o exercício ilegal da profissão de engenheiro; a definição de uma carreira de Estado para a área de Engenharia e Arquitetura; a idades da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional.

Outro tema que deverá ser levado adiante pela Frente é a federalização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Atualmente, o órgão possui apenas 18 conselheiros, sendo dois deles ligados a instituições de ensino. Seriam necessários representantes de todos os estados e do Distrito Federal para garantir a plena representação profissional, além de mudanças na Lei de Licitações, criação de mecanismos que amparem a exigência da execução de serviços e obras de manutenção predial, com o objetivo de garantir a segurança da população nas construções antigas.

As obras paralisadas, a regulamentação do dispositivo da leniência para as empresas envolvidas em corrupção, a energia nuclear e a realização de obras levando em consideração as necessidades especiais de idosos também deverão entrar na pauta dos futuros debates da Frente instalada ontem.

Acompanhar os temas de interesse das profissões que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua e propor ações para valorização das carreiras da Engenharia, visando o desenvolvimento nacional, é trabalho permanente dos parlamentares que compõem a Comissão.

Crea-PE e a atuação nacional – Paralelo ao trabalho que realiza nos diversos fóruns em que representa o Crea-PE e defende os interesses da Engenharia estadual e nacional, o presidente Evandro Alencar destaca a importante contribuição que o Crea-PE está tendo por parte do conselheiro federal, eleito pelos profissionais pernambucanos para representar o regional no plenário do Confea, geólogo Waldir Duarte Costa Filho e o seu suplente, engenheiro mecânico Ernando Alves de Carvalho Filho.

O Conselheiro Waldir Duarte Costa Filho tem trabalhado com afinco e dedicação na defesa dos assuntos do Crea-PE no Plenário a nas Comissões do Confea, prestando esclarecimentos quanto aos assuntos abordados nesses fóruns, bem como apoiando a Presidência do Confea além de defender os assuntos da Geominas de interesse da Câmara bem como na defesa de assuntos da Geominas, da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas, dos Tecnólogos e Agrônomos e demais profissões.

Para tanto, atua na Comissão de Articulação Institucional do Sistema (CAIS), na coordenação da Comissão Temática de Recursos Hídricos e Minerais e do Grupo de Trabalho Abalos Sísmicos, em Maceió. Contribui ainda com o Grupo de Trabalho sobre Barragens, atuando na organização do Workshop sobre Barragens que será realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Belo Horizonte/MG.

No desempenho das funções, Waldir Costa Filho tem contado com o apoio do seu suplente, Ernando Carvalho, para quem delega compromissos que envolvem ações dos Conselheiros do Confea e participação na Comissão Organizadora do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia.